A geladeira está presente em praticamente todas as residências, com vários tamanhos, formas, cores e... funções!
O que não pode faltar na sua geladeira?
Vamos dar uma olhadinha no que tem no mercado?
Alguns modelos apresentam duas portas independentes uma da outra, com a temperatura interna maior do que algumas outras geladeiras mais simples com uma única porta – este último modelo recomendado para famílias menores.
Existe um modelo com apenas uma porta e uma grande gaveta (o gavetão), que é muito mais espaçoso e muito útil para guardar verduras, legumes e esconder refrigerante do assalto das crianças.
Tem alguns modelos bem pequenos, o popular frigobar (o vermelhinho acima). Geralmente usado em quartos (de residências ou hotéis), em partes mais distantes da cozinha oficial da casa (churrasqueiras, piscinas, etc) e em escritórios. Muito útil para manter pequenas quantidades de bebidas ou comidas que precisam ficar aguardando um tempo apenas.
Alguns cuidados
Veja a sua necessidade de comprar um modelo muito grande. Uma geladeira enorme para um casal não deve compensar muito. Após escolher o seu modelo de acordo com o tamanho da família, do seu bolso e da sua cozinha.
Ela não pode ficar na frente do fogão, já que o calor do outro eletrodoméstico irá forçar o trabalho do motor da geladeira para manter a temperatura.
Ajuste o pezinho para evitar acidentes quando tiver que mover de lugar para limpeza, mudança ou uma simples remodelação do espaço da cozinha. Após um certo tempo de uso já agende um técnico para uma geral no aparelho. A borrachinha que faz a vedação da porta muitas vezes pode começar a se separar com o uso contínuo, e esta brecha faz com que o gás refrigerante escape.
Aliás, o gás usado em todos os refrigeradores domésticos atualmente é o tetrafluoretano (ou o R134a), não agressivo a camada de ozônio como o outrora usado CFC,o clorofluorcarbono) está em desuso,visto que destrói a camada de ozônio.
Passados estes nomes cabeludos, seguimos...
O que é Frost Free?
Traduzindo de maneira livre, sem congelamento. Antigamente os aparelhos precisavam ser desligados para retirar o excesso de gelo, mas o sistema Frost Free não deixa formação de gelo. Esses freezers se baseiam no conceito do ar condicionado, ou seja, um gás gelado passa por uma serpentina e um ventilador distribui vento super-gelado para dentro do compartimento.
Os outros modelos não usam gás, mas água, o que forma a chamada camada de neve interna. Aliás, a temperatura nos modelos que não apresentam este sistema não é tão fria. As geladeiras Frost Free mantém o congelador totalmente livre de gelo por que o aparelho se auto degela a cada período de tempo – a cada seis horas em média.
O feliz comprador deste modelo ganha tempo, já que o processo de degelo demorava muito e impossibilitava a utilização do aparelho por algumas horas. Porém o valro dela é em geral 20% mais cara, mas a compensação vem na conta de luz – muitos modelos são extremamente econômicos.
O terceiro elemento
Uma outro opção é um híbrido entre os modelos convencionais e Frost Free. As geladeiras com degelo automático que, na verdade, o degelo não é automático – apenas um golpe de marketing no nome. O que acontece é que há um botão que inicia o processo de degelo, que é mais tranquilo e limpo do que as dos modelos anteriores.
Precisa tirar tudo de dentro? Precisa sim...
Estas são as opções de geladeira do mercado.
Caso prefira um modelo mais estiloso, compre um modelo usado, mas isso é para o nosso outro post...
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS