Festa dos anos 80 é um dos posts de maior procura no nosso canal de Organização de Eventos. E é por isso que entrevistamos a banda Denorex 80, uma das melhores representantes daquela estética oitentista em Curitiba? Claro que sim...
E não foi uma pessoa quem respondeu, mas a banda toda! Confira com exclussividade no hagah!
Mas antes de ler, responda: os anos oitenta são eternos?
hagah - A Denorex 80 é referência quando o assunto é festas saudosistas. A década de oitenta ainda apresenta esta força?
Denorex 80 - Sim. Ainda apresenta, sim. A década de 80 é um marco histórico brasileiro, culturalmente perpetrada nos anais – alguns literalmente – da chamada geração perdida. Mais do que a década que a precede ou a procede, os 80 foram intensamente marcados por acontecimentos significativos em todos os âmbitos sociais, que definiram e/ou modificaram o rumo da história brasileira no âmbito coletivo e individual.
Numa medida metafórica, podemos dizer que a década de 80 se estende e se perpetua até hoje por intermédio dos efeitos colaterais de acontecimentos iniciados àquela época, tais como o surgimento e a profilaxia da AIDS, mudando para sempre o comportamento sexual da humaninadade e, em nível nacional, as diretas já, instaurando a democracia, ou o surgimento de inúmeras bandas de rock atuantes até hoje.
A década de 80 está presente na arquitetura, na decoração, no designer, no comportamento cultural e musical, na Madonna, no Almanaque da Ediouro, em tudo. Até hoje.
hagah - Qual o repertório básico da banda nos shows? A música mais “nova” data de qual ano?
Denorex 80 - O repertório da banda é bastante variável de show a show, de temporada a temporada. Mas sempre marcam presença Dominó, Blitz, Kid Abelha, Titãs, RPM, Trem da Alegria, Balão Mágico, Queen, Gun’s Roses, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Engenheiros do Havaí, Ha-ha, Michael Jackson, Sidney Magal, Ira, dentre outros.
A música mais nova!? Talvez sejam algumas coisas do comecinho da década de 90. Black or White, do Michael Jackson, por exemplo, ou alguma coisa da Xuxa que tenha sido lançada nos 90, com a cara dos 80.
hagah - Como está sendo os shows com os novos membros no grupo? As influências são as mesmas?
Denorex 80 - Os shows com os novos integrantes estão sendo incríveis! Carne nova no pedaço sempre revigora os ânimos. As influências se convergem, claro, para a década de 80, mas o grande ganho com a entrada nos novos integrantes vem justamente do fato de eles serem de uma geração posterior. O apego dos antigos integrantes e de uma legião de fãs à década de 80, acabou deixando suas mentes permanentemente presas àquela época.
Assim, tornou-se comum ver marmanjos de 30 e tantos anos frequentando os badalados shows do Denorex e se acabando ao som de músicas que já eram ridículas naquele tempo, sem perceber que já estamos no século XXI.
Só agora, com a chegada dos novos músicos, Diegho Kozievitch (o Nino do filme Castelo Rá-Tim-Bum), 23 anos, e Milena Silveira, 22, renovados pelo contato inédito com esta geração que poderíamos chamar de futuro do pretérito para os antigos integrantes (Diegho e Milena são da geração 90), é que os denorexes descobriram o mundo de possibilidade existentes fora dos anais da década perdida.
hagah - Como alguém que vai até uma festa tematizada com os anos 70 e 80 precisa se vestir?
Denorex 80 - De preferência, de forma contemporânea, porque nada mais démodé que modelito retrô! Agora, se o indivíduo quiser fazer a linha vou caracterizado, certamente as cores cítricas, a maquiagem carregada e o gel New Age, com brilho, não podem faltar.
hagah - Para quem quer preparar uma festa com este tema, qual o requisito básico? Denorex 80 - Ter vivido a década de 80.
hagah - Quem vai no show é exclusivamente quem viveu aqueles anos?
Denorex 80 - Não. A maioria do público, claro, é composta por pessoas de 25 a 40 anos,que viveram a infância ou a juventude durante aquela época. Esta geração encontra nos shows do Denorex a mistura ideal de catarse, nostalgia e pé-na-jaca. Mas a energia da banda é tão contagiante e o espírito oitentista tão à flor da pele dos músicos, que impregna todas as idades da audiência.
No início deste mês de maio, estivemos numa cidade de Santa Catarina para um show fechado. O motivo era uma festa de aniversário coletivo, de doze pessoas fazendo 30 anos em 2010. A média do público era essa idade, mas logo à frente do palco havia dois pequenos grupos, de oito ou dez pessoas cada um.
Um dos grupos era formado por garotos de quatorze,quinze anos. O outro, por jovens senhoras ou velhas senhoritas (risos) de 50 anos. Ambos com o mesmo frenesi. Prova de que o Denorex atinge a plateia em algum ponto que nada tem a ver com o cronológico, só com o espírito dos oitenta.
Pedimos para a Denorex 80 deixar um recado para os internautas do hagah e eles não fizeram feio!
Gostaríamos de dizer que, aproveitando a ponte aérea Curitiba-África do Sul, estamos pegando uma carona no vôo da seleção rumo à Africa e voltamos sóóóóóó na primavera! E olha lá! Vamos à Copa, depois a umas férias na Europa, no auge do inverno aqui nessas terras da Araucária, para fugir do frio; uma passadinha em Dubai, depois Bali e, por fim, uma paradinha (isso já em meados de setembro) pelo Oriente Médio e tudo e tals.
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS