Notícias

Não corra riscos com aquecedores a gás

Saiba como detectar possíveis problemas em seu aparelho

Água quente no frio de Curitiba é muito útil para tudo e é por isso que a manutenção dos aquecedores a gás nas residências é necessária. Entenda com o hagah as características deste aparelho e como observar se o funcionamento está bem.

Basicamente existem dois tipos de aquecedores: os que funcionam por passagem de água, que aquecem gradualmente a vazão à medida em o líquido vai passando ao redor de uma câmara de combustão e por acumulação, que também usa o mesmo sistema mas com um reservatório instalada geralmente no forro que armazena toda a água já aquecida.

A pressão da água neste caso é melhor do que as que existem nos modelos elétricos, com água quente para uso imediato e pressão melhor, além de não pesar na conta de luz. As desvantagens recaem sobre o risco de vazamento e a dificuldade em manter a temperatura baixa.

Segurança no equipamento
Para saber se o aparelho está funcionando bem basta solicitar os serviços de uma assistência técnica especializada uma vez por ano. Porém alguns cuidados e observações ajudam a diagnosticar se tudo está tranquilo. Por exemplo, a chama piloto do gás deve apresentar uma cor azulada. Caso surjam tonalidades amareladas, o queimador pode estar sujo ou desregulado e o consumo de gás pode estar maior do que o esperado.

Os registros e as conexões devem estar sempre em perfeito estado, nunca enferrujados. A manutenção destas partes ajuda a evitar vazamentos e a economizar mais gás.

Outro fator interessante para não gastar tanto é fechar todos os registros do aparelho em viagens mais longas, assim como não é recomendado usar a força máxima dos aquecedores.

Instalação
Caso esteja construindo ou reformando, a instalação do aparelho deve ser feita em área com circulação de ar abundante. Além de ajudar a queimar melhor a chama piloto, a ventilação dispersa possíveis vazamentos. A queima de gás também gera substâncias nocivas à saúde e a eliminação delas acontece por uma chaminé, que também precisa de verificação periódica para evitar deslocamentos e possíveis entupimentos.

O local arejado ajuda a prevenir também caso estes gases tóxicos estejam no ambiente por má instalação Para ver se existe algum vazamento, nunca deve ser usado fósforo e nem isqueiro e a recomendação é utilizar detectores de gás.

Com essas dicas e uma boa manutenção, não há com o que se preocupar.

FONTE: LORENZETTI

Programação da TV

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie

© 2006 - 2012 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS