O conceito atende pelo nome de Home Office, ou escritório em casa. É comum para muitos profissionais, geralmente autônomos, que desenvolvem as suas atividades em sua residência. De fato, no início os profissionais liberais eram a maioria na utilização do Home Office, já que este tipo de trabalhador precisava levar material para casa, espaço ideal também para leitura, estudo e organização familiar.
Hoje o conceito é unir os escritórios em casa para vários tipos de profissionais e pelos mais variados motivos. Muitos usam como base de pequenas empresas ou empreendimentos, o que evita gastos com locomoção, alimentação fora de casa, tempo perdido em trânsito, etc.
Veja alguns fatores que levam ao home office!
* A empresa propõe que o trabalho seja feito em casa de forma integral ou parcial, sem a necessidade da permanência do profissional ou empregado no local de trabalho;
* Quando o empregado deixa o seu antigo emprego e começa com uma estrutura mínima um novo negócio;
* Alguém que também trabalha em casa como uma extensão do seu tempo; Está em um estágio profissional que lhe permite realizar as atividades exclusivamente em sua residência ou a partir dela;
* O profissional apresenta limitações físicas que o impedem de se locomover até o seu trabalho;
* É comum que o profissional não queira mais se locomover todos os dias para um outro local justamente pelo trânsito caótico, coletivos lotados, mau tempo e a falta de segurança;
* Por uma razão ou outra precisa ficar perto da família;
* Trabalha em horários alternativos, o que permite que ele tenha horários para trabalhar em uma atividade paralela
Necessidade ou sonho?
Para muitas pessoas, as duas coisas. O Home Office é planejado de forma a permitir ao empreendimento cresça para, em uma segunda etapa, alcance um desenvolvimento maior fora dele. O espaço passa a ser uma base física para obtenção de recursos financeiros, independência profissional e tudo isso dentro do seu lar, com todas as facilidades que faltariam em um escritório.
O que é preciso?
Espaço independente dentro da casa. Graças ao desenvolvimento da tecnologia, é possível montar um esritório completo dentro de uma espaço da casa ou apartamento (um quarto que estava sendo usado como depósito ou uma garagem vazia, por exemplo).
Os equipamentos avançados no ramo das telecomunicações e da informática ajudam a essa adequação, mas a administração precisa ser controlada para evitar o clima caseiro que pode atrapalhar. Hora de trabalho é hora de trabalho e a rotina ajuda.
Confira sete dicas para o seu Home Office
1. Analise o que será preciso
Veja se você vai trabalhar em casa ou utilizar o escritório esporadicamente. Veja também se quem mora com você não terão o seu cotidiano interferido – ou se o dia-a-dia deles não irá interferir no seu rendimento. Alguns clientes poderão te visitar no seu novo ambiente e é por isso que um ambiente mais separado do restante da casa é importante.
2. Quais serão os equipamentos
Assim você poderá dimensionar o espaço físico. Veja qual modelo de computador, se precisa de fax, a questão da impressora, arquivos, estante para livros... As suas atividades lhe dirão o que será necessário e desta maneira você poderá compor um ambiente com conforto e espaço.
3. O canto ideal
O espaço precisa der agradável no tamanho. Você terá estantes, prateleiras e gaveteiros, por isso a opção é usar móveis sob medida. Caso o tempo no novo escritório saeja muito elevado, uma edícula pode ajudar por ser um espaço mais exclusivo. Luz natural também ajuda e a aprte elétrica precisa estar boa (internet rápida, vários plugs para tomadas, etc).
4. Luzes
Iluminar o ambiente e economizar eletricidade ao mesmo tempo. Utilize lâmpadas mais econômicas e uma janela ampla, evitando sempre que o monitor fique contra a exposição solar. O foco deve ser perpendicular, vindo da direita para quem é canhoto e da esquerda para os destros para não fazer sombra sobre o papel.
5. Decoração simples
Fuja dos excessos e restrinja sua mesa ao que é indispensável. Uma opção é instalar um painel magnético acima da bancada para lembretes e recados importantes, evitando papel espalhado pela bancada ou atulhando gavetas. Use persianas, que têm lâminas de fácil limpeza e podem escurecer o ambiente. Já as cortinas de tecido fluido não comprometem a iluminação, porém exigem lavagens freqüentes.
6. Não deixe a fiação espalhada
Use as canaletas que escondam a fiação ou mesmo um painel falso atrás da parede. Evita que os cabos se entrelacem e fica mais organizado e seguro.
7. Se possível, tudo na medida
Os móveis pesados do passado não valem aqui. Use mobiliário que lhe forneça agilidade . Escolha sempre peças próprias para escritório de fácil manutenção, como mesas com desenho em C ou L para evitar deslocamentos na cadeira. As bordas mais arredondadas não machucam o corpo.
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS