Itapema FM | 07/08/2012 07h53min
Um dos artistas mais plurais do Brasil, Caetano Veloso completa 70 anos neste 07 de agosto de 2012. Cantor, compositor, músico, escritor e até mesmo cineasta, diretor do filme O Cinema Falado (1986), Caetano se completa ao se dividir entre tantas áreas de atuação. Com 48 discos lançados a partir de 1967, quando gravou o LP Domingo em parceria com Gal Costa, o baiano é hoje um dos músicos mais respeitados do mundo.
Em 1968, foi um dos líderes do Tropicalismo, que através do conceito antropofágico do modernista Oswald de Andrade renovou o cenário musical brasileiro ao transcender a MPB e a Jovem Guarda a partir da vitalidade do rock’n’roll e da elegância da bossa nova. De quebra, o movimento também influenciou artes visuais, moda, literatura, cinema e comportamento no país.
O disco Tropicália ou Panis et Circensis, lançado com Gilberto Gil, Mutantes, Nara Leão, Gal Costa e Tom Zé, que com apoio do maestro Rogério Duprat registraram músicas de Vicente Celestino, Capinam, Torquato Neto e outros, é um dos álbuns mais importantes da história da música no Brasil.
A Tropicália terminou no final de 1969, com o exílio de Caetano e Gil em Londres. Depois da volta das músicos, Caetano seguiu em uma carreira produtiva, repleta de discos, turnês, parcerias e polêmicas. Em 1998, bateu um recorde pessoal ao vender mais de 1 milhão de cópias do disco ao vivo Prenda Minha, que tinha o hit Sozinho, de Peninha.
Veja alguns detalhes dos primeiros anos de vida e da carreira de Caetano, essenciais para sua formação:
1942
7 de agosto - Caetano Emanuel Vianna Telles Velloso nasce em Santo Amaro da Purificação, pequena cidade do Recôncavo Baiano.
1952
- Ainda criança, grava Feitiço da Vila" (de Vadico e Noel Rosa) e Mãezinha Querida (de Getúlio Macedo e Lourival Faissal).
1961
- Cresce seu interesse por música, especialmente bossa nova e pelo cantor e violonista baiano João Gilberto, e pelo cinema, graças ao Cinema Novo do diretor Glauber Rocha.
- Passa a escrever críticas de cinema para o Diário de Notícias, cuja seção cultural era editada por Glauber.
- Canta e toca violão com a irmã Maria Bethânia em bares de Salvador. Pela TV, acompanha os primeiros passos de um novo cantor: Gilberto Gil.
1963
- Conhece Gil, Gal Costa e Tom Zé. Compõe a trilha sonora da peça O Boca De Ouro, de Nelson Rodrigues, e de A Exceção e a Regra", de Bertolt Brecht, ambas montagem com direção de Álvaro Guimarães. Decida ser cantor-compositor.
1964
- Estreia o show Nós, Por Exemplo ao lado de Gil, Bethânia, Gal e Tom Zé, entre outros.
1965
- Em Salvador, conhece João Gilberto, uma das principais referências de sua trajetória artística.
- Segue para o Rio de Janeiro com Bethânia, convidada para substituir a cantora Nara Leão no show Opinião.
- Gravação do primeiro compacto simples (single) de Caetano, com Cavaleiro e Samba Em Paz, ambas de sua autoria.
- Ao lado de Gil, Gal, Bethânia e Tom Zé, participa do espetáculo Arena Canta Bahia, dirigido por Augusto Boal e apresentado no TBC, em São Paulo.
1966
- Estreando na era dos festivais, que sacudiram a MPB nos anos 60, Caetano concorre no Festival Nacional da Música Popular, da TV Excelsior, com Boa Palavra. A canção, defendida por Maria Odette, se classifica em quinto lugar.
1967
- Lança seu LP de estreia, Domingo, com Gal Costa. Entre as faixas está Coração Vagabundo.
- A apresentação de sua marcha Alegria, Alegria, com guitarras elétricas do grupo pop argentino Beat Boys, enlouquece o 3º FMPB, da TV Record, juntamente com a cantiga de capoeira Domingo No Parque, de Gilberto Gil, com acompanhamento d'Os Mutantes. As duas canções se classificam, respectivamente, em quarto e segundo lugares.
- Alegria, Alegria é lançada em compacto simples. Tropicalismo entra em curso.
1968
- Lança seu primeiro LP individual, Caetano Veloso, com as faixas Alegria, Alegria, Tropicália, Superbacana, Soy Loco Por Ti, América e outras.
- Lança Tropicália ou Panis Et Circensis com Gil, Gal, Tom Zé, Mutantes e Nara Leão, além dos maestros e arranjadores eruditos Rogério Duprat, Julio Medaglia e Damiano Cozzella.
- Caetano é vaiado ao apresentar É Proibido Proibir na eliminatória paulista do 3º Festival Internacional da Canção (FIC), da TV Globo. De improviso, apresenta um histórico discurso contra a plateia e o júri. "Vocês não estão entendendo nada", grita. A canção é desclassificada e sai em compacto simples.
1969
- Presos pouco tempo antes, Caetano e Gil são liberados na Quarta-Feira de Cinzas, em fevereiro.
- Após dois shows de despedida, Caetano e Gil partem com suas mulheres, as irmãs Dedé e Sandra Gadelha, para o exílio na Inglaterra em julho. O espetáculo se transformará três anos mais tarde no disco Barra 69.
Ao voltar ao Brasil, Caê segue com diversos lançamentos de discos e turnês no Brasil e no exterior. Em 2006, promove uma reinvenção de sua carreira ao lançar o elogiado álbum Cê, fruto de sua experimentação com o rock ao lado de uma banda formada pelos jovens músicos Pedro Sá, Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado.
Em 2008, inova com o blog Obra Em Progresso, em que apresentava e debatia com fãs a produção do seu próximo disco, Zii E Zie. Paralelamente, realiza uma série de shows semanais no Rio de Janeiro relativos ao projeto de blog/disco. No ano seguinte, é lançado o documentário Coração Vagabundo, de Fernando Grostein Andrade, que mostra a intimidade de Caetano durante a turnê de A Foreing Sound. Em 2010, começa a turnê com a cantora Maria Gadú.
No ano passado, compôs e produziu as músicas do disco Recanto, de Gal Costa, que se diferencia por ter batidas eletrônicas como base. Neste ano, Caetano assinou com Mauro Lima a trilha sonora do filme Reis e Ratos, dirigido por Lima, e também assinou a direção do show Recanto, de Gal.
Atualmente, Caetano está em estúdio, gravando seu CD de inéditas que sai em novembro. E hoje chega às lojas o disco A Tribute to Caetano Veloso, com regravações nas vozes de artistas da nova safra da música nacional e artistas estrangeiros. Participam Mariana Aydar, Marcelo Camelo, Céu, Tulipa Ruiz, Momo, Luisa Maita, Ana Moura, Qinho, Seu Jorge, Miguel Poveda, Chrissie Hynde, Mutantes, Beck, Jorge Drexler, Devendra Banhart e Rodrigo Amarante. Já a banda inglesa Magic Numbers gravou uma versão de You don’t know me para o álbum. Veja o clipe gravado em Edimburgo, na Escócia, no início de maio:
Como parte das comemorações dos 70 anos de Caetano Veloso, o site do artista foi reformulado. Em caetanoveloso.com.br você encontra muito material específico, como a discografia completa, a biografia do cantor e compositor e também informações sobre a carreira do artista divididas por década.
Vídeos:
Alegria, Alegria
Tropicália
Baby
Força Estranha
Podres Poderes
Terra
Coração Vagabundo
Odara
Tigresa
Fora da Ordem
Sampa
Sozinho
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.