clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Itapema FM  | 07/08/2012 07h53min

Caetano Veloso completa 70 anos hoje

Danilo Fantinel, Itapema FM

Um dos artistas mais plurais do Brasil, Caetano Veloso completa 70 anos neste 07 de agosto de 2012. Cantor, compositor, músico, escritor e até mesmo cineasta, diretor do filme O Cinema Falado (1986), Caetano se completa ao se dividir entre tantas áreas de atuação. Com 48 discos lançados a partir de 1967, quando gravou o LP Domingo em parceria com Gal Costa, o baiano é hoje um dos músicos mais respeitados do mundo.

Em 1968, foi um dos líderes do Tropicalismo, que através do conceito antropofágico do modernista Oswald de Andrade renovou o cenário musical brasileiro ao transcender a MPB e a Jovem Guarda a partir da vitalidade do rock’n’roll e da elegância da bossa nova. De quebra, o movimento também influenciou artes visuais, moda, literatura, cinema e comportamento no país.

O disco Tropicália ou Panis et Circensis, lançado com Gilberto Gil, Mutantes, Nara Leão, Gal Costa e Tom Zé, que com apoio do maestro Rogério Duprat registraram músicas de Vicente Celestino, Capinam, Torquato Neto e outros, é um dos álbuns mais importantes da história da música no Brasil.

A Tropicália terminou no final de 1969, com o exílio de Caetano e Gil em Londres. Depois da volta das músicos, Caetano seguiu em uma carreira produtiva, repleta de discos, turnês, parcerias e polêmicas. Em 1998, bateu um recorde pessoal ao vender mais de 1 milhão de cópias do disco ao vivo Prenda Minha, que tinha o hit Sozinho, de Peninha.

Veja alguns detalhes dos primeiros anos de vida e da carreira de Caetano, essenciais para sua formação:

1942
7 de agosto - Caetano Emanuel Vianna Telles Velloso nasce em Santo Amaro da Purificação, pequena cidade do Recôncavo Baiano.

1952
- Ainda criança, grava Feitiço da Vila" (de Vadico e Noel Rosa) e Mãezinha Querida (de Getúlio Macedo e Lourival Faissal).

1961
- Cresce seu interesse por música, especialmente bossa nova e pelo cantor e violonista baiano João Gilberto, e pelo cinema, graças ao Cinema Novo do diretor Glauber Rocha.

- Passa a escrever críticas de cinema para o Diário de Notícias, cuja seção cultural era editada por Glauber.

- Canta e toca violão com a irmã Maria Bethânia em bares de Salvador. Pela TV, acompanha os primeiros passos de um novo cantor: Gilberto Gil.

1963
- Conhece Gil, Gal Costa e Tom Zé. Compõe a trilha sonora da peça O Boca De Ouro, de Nelson Rodrigues, e de A Exceção e a Regra", de Bertolt Brecht, ambas montagem com direção de Álvaro Guimarães. Decida ser cantor-compositor.

1964
- Estreia o show Nós, Por Exemplo ao lado de Gil, Bethânia, Gal e Tom Zé, entre outros.

1965
- Em Salvador, conhece João Gilberto, uma das principais referências de sua trajetória artística.

- Segue para o Rio de Janeiro com Bethânia, convidada para substituir a cantora Nara Leão no show Opinião.

- Gravação do primeiro compacto simples (single) de Caetano, com Cavaleiro e Samba Em Paz, ambas de sua autoria.

- Ao lado de Gil, Gal, Bethânia e Tom Zé, participa do espetáculo Arena Canta Bahia, dirigido por Augusto Boal e apresentado no TBC, em São Paulo.

1966
- Estreando na era dos festivais, que sacudiram a MPB nos anos 60, Caetano concorre no Festival Nacional da Música Popular, da TV Excelsior, com Boa Palavra. A canção, defendida por Maria Odette, se classifica em quinto lugar.

1967
- Lança seu LP de estreia, Domingo, com Gal Costa. Entre as faixas está Coração Vagabundo.

- A apresentação de sua marcha Alegria, Alegria, com guitarras elétricas do grupo pop argentino Beat Boys, enlouquece o 3º FMPB, da TV Record, juntamente com a cantiga de capoeira Domingo No Parque, de Gilberto Gil, com acompanhamento d'Os Mutantes. As duas canções se classificam, respectivamente, em quarto e segundo lugares.

- Alegria, Alegria é lançada em compacto simples. Tropicalismo entra em curso.

1968
- Lança seu primeiro LP individual, Caetano Veloso, com as faixas Alegria, Alegria, Tropicália, Superbacana, Soy Loco Por Ti, América e outras.

- Lança Tropicália ou Panis Et Circensis com Gil, Gal, Tom Zé, Mutantes e Nara Leão, além dos maestros e arranjadores eruditos Rogério Duprat, Julio Medaglia e Damiano Cozzella.

- Caetano é vaiado ao apresentar É Proibido Proibir na eliminatória paulista do 3º Festival Internacional da Canção (FIC), da TV Globo. De improviso, apresenta um histórico discurso contra a plateia e o júri. "Vocês não estão entendendo nada", grita. A canção é desclassificada e sai em compacto simples.

1969
- Presos pouco tempo antes, Caetano e Gil são liberados na Quarta-Feira de Cinzas, em fevereiro.

- Após dois shows de despedida, Caetano e Gil partem com suas mulheres, as irmãs Dedé e Sandra Gadelha, para o exílio na Inglaterra em julho. O espetáculo se transformará três anos mais tarde no disco Barra 69.

Ao voltar ao Brasil, Caê segue com diversos lançamentos de discos e turnês no Brasil e no exterior. Em 2006, promove uma reinvenção de sua carreira ao lançar o elogiado álbum , fruto de sua experimentação com o rock ao lado de uma banda formada pelos jovens músicos Pedro Sá, Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado.

Em 2008, inova com o blog Obra Em Progresso, em que apresentava e debatia com fãs a produção do seu próximo disco, Zii E Zie. Paralelamente, realiza uma série de shows semanais no Rio de Janeiro relativos ao projeto de blog/disco. No ano seguinte, é lançado o documentário Coração Vagabundo, de Fernando Grostein Andrade, que mostra a intimidade de Caetano durante a turnê de A Foreing Sound. Em 2010, começa a turnê com a cantora Maria Gadú.

No ano passado, compôs e produziu as músicas do disco Recanto, de Gal Costa, que se diferencia por ter batidas eletrônicas como base. Neste ano, Caetano assinou com Mauro Lima a trilha sonora do filme Reis e Ratos, dirigido por Lima, e também assinou a direção do show Recanto, de Gal.

Atualmente, Caetano está em estúdio, gravando seu CD de inéditas que sai em novembro. E hoje chega às lojas o disco A Tribute to Caetano Veloso, com regravações nas vozes de artistas da nova safra da música nacional e artistas estrangeiros. Participam Mariana Aydar, Marcelo Camelo, Céu, Tulipa Ruiz, Momo, Luisa Maita, Ana Moura, Qinho, Seu Jorge, Miguel Poveda, Chrissie Hynde, Mutantes, Beck, Jorge Drexler, Devendra Banhart e Rodrigo Amarante. Já a banda inglesa Magic Numbers gravou uma versão de You don’t know me para o álbum. Veja o clipe gravado em Edimburgo, na Escócia, no início de maio:

Como parte das comemorações dos 70 anos de Caetano Veloso, o site do artista foi reformulado. Em caetanoveloso.com.br você encontra muito material específico, como a discografia completa, a biografia do cantor e compositor e também informações sobre a carreira do artista divididas por década.

Vídeos:

Alegria, Alegria

Tropicália

Baby

Força Estranha

Podres Poderes

Terra

Coração Vagabundo

Odara

Tigresa

Fora da Ordem

Sampa

Sozinho

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.