clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/12/2007 12h55min

Brasil teria feito propostas para libertação de reféns das Farc

Assunto foi tratado durante reunião entre Lula e Uribe

O Brasil teria feito sugestões ao governo da Colômbia para a liberação dos reféns das Forcas Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), segundo insinuou o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia. O assunto foi tratado durante reunião de hoje, na residência do Embaixador do Brasil em Buenos Aires, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Álvaro Uribe. Porém, Garcia não revelou mais detalhes.

— Nós não podemos nos antecipar. As propostas que o Brasil fez ao presidente Uribe. As propostas foram feitas ao presidente Uribe e cabe a ele divulgar — disse Garcia em entrevista à imprensa.

— Essas questões ou se faz em gestões discretas ou não se faz. Essas questões não se pode resolver à margem de uma decisão do governo colombiano — arrematou Garcia. Segundo ele, o presidente Lula reiterou que "tudo que o governo colombiano considera que o Brasil possa fazer para conseguir um acordo humanitário que permita a libertação dos reféns e mais adiante a negociação de paz, o governo brasileiro está disposto a fazer".

Garcia disse ainda que, na reunião entre os dois presidentes, foram discutidos questões como o Banco do Sul e o comércio bilateral. Sobre o comércio bilateral, "é muito bom, mas está muito desequilibrado a favor do Brasil e, evidentemente a política brasileira busca uma forma de compensar o déficit, e uma forma é aumentar os investimentos brasileiros lá". A Petrobras, por exemplo, continuou, "está fazendo a prospecção de petróleo lá; a Gerdau está lá também e há interesses do governo colombiano de que nós estimulemos mais empresas brasileiras para irem lá e o presidente Lula se comprometeu em realizar uma série de contatos".

Em janeiro ou fevereiro, segundo Garcia, na próxima viagem de Lula à Colômbia, "o presidente irá acompanhado por uma nutrida delegação de empresários".

Agência Estado
EFE / 

Ex-candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betancourt está no cativeiro das Farcs
Foto:  EFE


Notícias Relacionadas

10/12/2007 06h58min
Casal Kirchner faz apelo pela libertação de Betancourt
09/12/2007 21h59min
Local do discurso de posse de Cristina Kirchner por enquanto atrai só turistas
09/12/2007 19h06min
Uribe pede deserção a rebeldes das Farc
08/12/2007 02h03min
Mãe de refém das Farc vai se encontrar com Lula na Argentina
07/12/2007 23h55min
Daniel Ortega atende a pedido de Sarkozy e negociará com as Farc
07/12/2007 11h04min
França aguarda resposta de líder das Farc sobre Betancourt
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.