| 12/07/2006 22h28min
O Grêmio saiu na frente, mas pela quinta vez neste Campeonato Brasileiro teve de atuar a maior parte do tempo com um jogador a menos e acabou perdendo por 2 a 1 para o São Paulo na noite desta quarta, no Morumbi. Um gol contra de Alex havia deixado o tricolor gaúcho em vantagem, mas Ricardo Oliveira marcou duas vezes e virou a partida para os donos da casa.
Apesar da derrota, o time de Mano Menezes se manteve na nona posição, com 15 pontos, na zona de classificação para a Sul-Americana da próxima temporada. A equipe de Muricy Ramalho, por sua vez, soma 23 pontos e assume a vice-liderança da competição, com um ponto a menos do que o Inter.
O resultado poderia ter sido melhor para o Grêmio, pelo menos enquanto esteve com 11 jogadores em campo. Com Rafinha como substituto de Hugo no meio, em vez de Valdeir, o time ficou um pouco mais ofensivo do que o habitual e causou preocupação ao time paulista nos primeiros minutos de partida.
O primeiro gol do jogo veio em um contra-ataque rápido armado por Patrício. Aos seis minutos, o lateral escapou pela direita e fez ótima assistência para Sandro. O volante, por sua vez, tocou na esquerda para Ramón invadir a área e chutar cruzado. A bola desviou no zagueiro Alex e enganou Rogério Ceni: 1 a 0.
Só que a alegria gremista durou pouco. Aos 18 minutos, Souza cobrou escanteio da direita, Ricardo Oliveira subiu mais alto do que todos na primeira trave e cabeceou para trás. Adiantado, o goleiro Galatto não conseguiu evitar que a bola o encobrisse. Falhou e facilitou o empate são-paulino.
A igualdade no placar se refletiu também em campo pelo menos até os 37 minutos, quando Nunes acabou recebendo um duvidoso cartão amarelo. Como era o segundo, o volante gremista acabou expulso. Inconformado com a arbitragem, o técnico Mano Menezes teve destino idêntico logo em seguida, e o time passou a ser orientando pelo preparador físico Flávio Trevisan.
As duas equipes voltaram modificadas do intervalo. Mano Menezes recompôs o sistema defensivo colocando Jeovânio no lugar de Rafinha. Com um homem a mais, Muricy sacou o zagueiro Alex para a entrada do meia-atacante Leandro. E se deu melhor.
Aos 11 minutos, Junior foi até a linha de fundo e alçou na área, Danilo ajeitou de cabeça e Ricardo Oliveira, sempre oportunista, chutou de primeira para fazer 2 a 1. Era tudo o que o time paulista queria. Depois disso foi só fazer a bola rolar e o tempo passar para garantir mais três pontos na competição.
MÁRCIO RAMOS LUIZ
marcio.luiz@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.