| 07/06/2006 12h46min
O dia 7 de junho de 1970 ficou marcado na história do futebol brasileiro com a vitória de 1 a 0 da Seleção sobre a Inglaterra, na primeira fase da Copa do Mundo de 1970, em Guadalajara, México. A data marcaria também o nascimento do recordista de partidas com a camisa do Brasil, 146 jogos, e o atleta que mais jogou finais seguidas no Mundial (em 1994, 1998 e 2002): o lateral-direito Cafu.
Capitão na conquista do pentacampeonato em 2002 e dono da braçadeira na Copa que começará nesta sexta-feira, Cafu completa nesta quarta 36 anos. Homenagens serão prestadas ao jogador na Arena Zagallo, local onde a seleção realiza sua preparação em Konigstein, mas a festa está vetada pela nutricionista da delegação, Silvia Ferreira, que proibiu o tradicional bolo de aniversário ao lateral após o jantar dos jogadores. O motivo: não atrapalhar a dieta elaborada para o Mundial.
A solução encontrada foi comprar um bolo dietético de chocolate, para cumprir as determinações da nutricionista. Nada, no entanto, que atrapalhe a alegria de Cafu.
– Fico contente de chegar na cidade com o sonho de disputar mais uma Copa. O maior presente seria o título – declarou o capitão, enquanto segurava duas caixas embrulhadas, um ursinho de pelúcia e diversos cartões de aniversário. Presente de uma TV mexicana que cobre a seleção na Alemanha.
– Isso é bastante gratificante, É sinal do bom trabalho que venho fazendo, fruto do que venho realizando desde o início da minha carreira. Fiquei mais experiente, mas mantenho o mesmo ritmo de quando tinha 21 anos – assegurou Cafu, referindo-se à idade que tinha quando recebeu a primeira convocação, em 1990, com o então técnico Falcão, em um amistoso contra a Espanha.
Mesmo com toda a bagagem que carrega com a camisa da seleção, Cafu não irá se livrar das artimanhas usadas pelos companheiros para festejar um aniversário: ovada e chuva de farinha. Quem revela é o atacante Robinho, que mesmo novato com o grupo brasileiro, garantiu que o capitão não se salvará da tradição.
– O Cafu serve de exemplo para nós todos. É um jogador muito experiente e nós vamos homenageá-lo com uma ovada. Com certeza vamos pegar ele – brincou Robinho, Se contar com a boa vontade do lateral, vai ter que correr para alcançá-lo.
– Deixa eles comigo, já estou esperto com a armação deles – ponderou Cafu.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.