| 21/09/2005 21h27min
O Inter segue na liderança do Brasileirão. Nesta quarta, a equipe obteve nova vitória fora de casa, desta vez diante do Fortaleza, no Estádio Castelão. O resultado de 2 a 1 veio depois de uma atuação de luxo no primeiro tempo e um sufoco terrível imposto pelo time cearense na segunda metade da partida. Os gols foram marcados por Ricardinho e Sobis. Lúcio descontou para o Fortaleza.
Mais de 20 mil torcedores compareceram ao Castelão na esperança de ver o Fortaleza desbancar o líder da competição. O técnico Muricy Ramalho escalou a equipe no 4-4-2, surpreendendo com a entrada de Mossoró no lugar de Bolívar. O jogador foi um dos destaques na primeira etapa atuando ao lado de Ricardinho, seu companheiro no Paulista de Jundiaí. Os dois se movimentavam muito, confundindo os volantes do Fortaleza, que com seus companheiros, apenas assistiram ao show de futebol apresentado pelo Colorado na primeira metade da partida.
O Inter dominava as ações no meio, marcando o time da casa em seu próprio campo e impedindo os avanços dos cearenses ao ataque. Mesmo com a partida nas mãos do Inter, o jogo era, até certo ponto, equilibrado. E assim foi até os 16 minutos, quando saiu o gol de Ricardinho. O meia recebeu de Rafael Sobis e, da entrada da área, chutou no canto do Bosco, que se esticou todo, mas não alcançou a bola.
Após conseguir a vantagem, a equipe gaúcha passou a jogar como um autêntico líder. Os torcedores assistiam a apenas um time no Castelão. O Inter tocava a bola de pé em pé, desperdiçando inúmeras chances de gol. Por duas vezes, o colombiano Rentería chegou na frente de Bosco, mas não conseguiu colocar a bola na rede. Até que apareceu mais uma das surpresas do Inter nesta temporada. Rafael Sobis, além de ser bom assistente, também virou goleador. O atacante recebeu de volta o presente que havia dado a Ricardinho no primeiro gol e chutou com força, no canto do goleiro adversário: 2 a 0.
O Fortaleza só apareceu no primeiro tempo aos 43 minutos. Marquinhos acertou um chute muito forte, Clemer espalmou para frente. Lúcio pegou o rebote e, mais uma vez, o goleiro praticou a defesa.
No segundo tempo, Muricy foi obrigado a trocar Gavilán por Edmílson. O paraguaio é mais uma vítima da seqüência de jogos do clube nesta temporada.
O Fortaleza voltou do intervalo disposto a reverter o resultado, e, para isto, contou com a colaboração do time do Sul. Muito recuado, o Inter passou por um sufoco terrível antes de garantir a vitória.
Logo a um minuto, Lúcio teve a chance de marcar após cobrança de escanteio. Aos nove ele não desperdiçou. O veterano atacante recebeu cruzamento de Marquinhos, da direita, e de virada tocou bonito para o fundo das redes de Clemer. A torcida se empolgou e transformou o Castelão em um verdadeiro caldeirão.
Buscando recompor o sistema de marcação, Muricy tirou Mossoró e colocou Bolívar. Com a alteração, a equipe voltou ao esquema 3-5-2. Mas o sufoco continuava. Aos 21 minutos, Erandir quase empatou. Clemer salvou com mais uma grande defesa. Aos 24, o único lance perigoso do Colorado na segunda etapa. Renteria aproveitou uma falha da zaga e chutou para boa defesa de Bosco. Aos 37 minutos, Marcos Denner, que havia entrado a pouco, perdeu a última chance da partida ao cabecear sozinho, mas para fora, uma bola vinda da esquerda.
Com a nova vitória no Brasileirão, a equipe gaúcha ficou com um aproveitamento de 61,5% nos jogos fora de Porto Alegre. No Beira-Rio, o time conquistou 61,9% dos pontos disputados. Além disso, o time do técnico Muricy Ramalho quebrou mais um tabu nesta temporada. Depois de ser o primeiro time estrangeiro a obter uma vitória na Argentina contra o Rosario Central, a equipe conseguiu, pela primeira vez, um resultado positivo diante do Fortaleza atuando na capital cearense, quebrando também uma série de seis vitórias consecutivas dos nordestinos jogando em seus domínios.
O líder do Brasileirão volta a campo no próximo domingo diante do Atlético-MG. O jogo será às 18h10min, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Para esta partida a equipe não poderá contar com o ala-esquerda Jorge Wagner, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Em compensação, Tinga e Perdigão retornam à equipe depois de cumprir a automática.
VINICIUS REBELLOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.