| 25/07/2005 11h55min
A companhia aérea portuguesa TAP deve entregar até setembro uma nova proposta de investimentos ao conselho de credores da Varig, informou o diretor geral da TAP, Fernando Pinto. Em entrevista ao jornal português Diário de Notícias, publicada hoje, o executivo deixa claro que a nova oferta "será mais complexa do que a oferta inicial, pois terá que ser submetida aos credores da Varig", assinalou.
De acordo com o jornal, o Grupo BCP, Banco Comercial Português (BCP), deve conduzir a operação se a proposta de aporte financeiro for aprovada pelo conselho de credores. A companhia portuguesa espera contar com participação em até 20% da Varig mas, segundo Fernando Pinto, o banco irá primeiro finalizar a análise de viabilidade da operação para apresentar ao governo português. O executivo disse ainda ao jornal português que foi procurado por "vários investidores portugueses" interessados em participar da operação.
Ao justificar a insistência na proposta da TAP para a companhia brasileira, o executivo lembrou que as empresas assinaram, em maio, um protocolo de intenções, e que a Varig "está no momento de receber um investimento", mas reforçou que aguardará a conclusão do processo de recuperação judicial da brasileira. Segundo Fernando Pinto, a proposta da TAP foi formalmente apresentada ao primeiro-ministro português, José Sócrates, que "aprovou e até contatou o presidente Lula".
Na última semana, a TAP confirmou que contratou o JP Morgan para fazer a avaliação do modelo de investimento na Varig. Também na última semana a Lufthansa Consulting, empresa de consultoria do grupo Lufthansa, confirmou que está negociando com a Varig a participação na reestruturação operacional da empresa aérea brasileira. Um comunicado enviado à imprensa pela empresa alemã informou que o respectivo contrato de prestação de consultoria técnica deverá ser assinado pelas duas empresas em breve.
Em maio, a Varig e a TAP assinaram um protocolo de intenções de investimentos que permitissem que a companhia portuguesa participasse do capital das empresas do grupo Varig. Em junho, a Varig apresentou na Justiça do Rio um pedido de recuperação judicial, garantindo seis meses para negociar com credores e evitando a apreensão de 11 aviões em leasing.
As informações são da Agência O Globo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.