clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/05/2005 10h57min

Bush visita Europa em comemoração ao fim da Segunda Guerra

Presidente dos EUA estará na Letônia e depois seguirá para Rússia

O presidente dos Estados Unidos vai participar de comemorações das 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. A visita, no entanto, tem como principal objetivo reatar antigas alianças no velho continente.

Nesta sexta, dia 6, Bush chega à Letônia, ex-república soviética, no leste europeu. No domingo, participa de uma cerimônia na Praça Vermelha, em Moscou, capital da Rússia. russa. Esta é a terceira vez que o presidente visita o continente em 2005.

De acordo com o programa Bom Dia Brasil, da Tv Globo, a freqüência não é por acaso: o governo norte-americano tenta reatar a antiga aliança abalada com a Guerra do Iraque. Não são poucos os que se consideram França, Rússia e outros países traidores – os aliados da Segunda Guerra condenaram a Guerra do Iraque.

A visita de Bush à Letônia é vista pelos meios de comunicação e políticos bálticos como um respaldo à sua "posição especial". O presidente teria admitido em carta à presidente da Letônia, Vaira Vike Freiberga, o duplo significado do fim do conflito.

– O fim da Segunda Guerra Mundial para a Europa Ocidental representou a libertação. Para a Europa Oriental e os bálticos representou a ocupação e a imposição do comunismo – teria escrito Bush.

Os três países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), que recuperaram sua independência em 1991 e ingressaram na União Européia (UE) no ano passado, consideram que a libertação do domínio nazista em 1945 deu origem a meio século de totalitarismo soviético.

Com informações da agência EFE.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.