clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 04/05/2005 19h35min

Suspeito de terrorismo diz que juiz induziu seu depoimento

Abdulla Khayata é acusado de pertencer à célula espanhola da Al-Qaeda

Abdulla Khayata, um dos 24 acusados de pertencer à célula espanhola da Al-Qaeda, disse nesta quarta, dia 4, que o depoimento que deu em 2004 ao juiz Baltasar Garzón, no qual afirmou que Emad Eddin Barakat, "Abu Dahdah", era o "chefe de todo o grupo na Espanha" foi induzido pelo magistrado.

Khayata, para quem a Procuradoria pede 9 anos de prisão por pertencer à Al-Qaeda, fez a afirmação durante seu julgamento, em Madri. Durante a sessão, foi ouvida parte das fitas com o depoimento de Khayata, prestado nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2004.

A audição das fitas aconteceu depois que o processado afirmou, no início da sessão, que seu depoimento a Garzón – prestado imediatamente após ser entregue pela Jordânia, no dia 3 de fevereiro de 2004 – "não tem nada a ver com a realidade".

Khayata explicou que suas declarações na época respondiam à "insistência" do magistrado, que, segundo ele, tomou seu testemunho sem a presença de tradutor, colocou palavras em sua boca e interrompeu a gravação para indicar o que ele tinha que responder.

Perguntado por que esperou até agora para se retratar, Khayata lembrou que enviou cinco cartas a Garzón pedindo para voltar a depor, mas o juiz nunca aceitou os pedidos. Khayata também foi perguntado, um mês antes dos atentados de 11 de março, em Madri, sobre Jamal Zougam, um dos supostos autores do ataque, a quem disse não conhecer.

O interrogatório desta quarta faz parte de um julgamento mais amplo que está sendo realizado em Madri contra os supostos membros de uma célula da Al-Qaeda na Espanha, à qual a Justiça espanhola vincula aos atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

As informações são da agência EFE.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.