clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/05/2005 18h18min

Iraque espera que tropas comecem retirada em 2006

EUA mantêm 138 mil soldados no país

Tropas norte-americanas e de outros países no Iraque devem começar a se retirar em grande número na metade do próximo ano, disse neste domingo, 1º de maio, o conselheiro de segurança nacional do Iraque.

– Ficarei muito surpreso se eles (as tropas estrangeiras) não pensarem seriamente em começar a retirada provavelmente no fim da primeira metade do ano que vem, disse Mowaffak Al-Rubaie em uma entrevista à CNN.

Quando pressionado para dizer os números exatos de soldados que devem deixar o país, Al-Rubaie disse que isso dependeria de quão rápido as tropas iraquianas possam ser treinadas e armadas para assumir o controle.

Vinte e cinco meses após a invasão para derrubar Saddam Hussein, os EUA mantêm 138 mil soldados no Iraque lutando contra uma incansável insurgência e treinando forças de segurança iraquianas. Os EUA não deram um prazo para a retirada das tropas, e o presidente George W. Bush tem dito repetidamente que os soldados dos EUA deixarão o país somente quando seu trabalho estiver terminado e as forças iraquianas possam assumir suas responsabilidades.

Na semana passada, o mais alto general americano, Richard Myers, disse que os rebeldes estavam atacando 50 ou 60 vezes cada dia no Iraque – mais ou menos tanto quanto há um ano. Neste domingo, um ataque suicida matou 20 pessoas num funeral na cidade de Talafar, ao norte do Iraque.

Al-Rubaie disse que o novo governo iraquiano está determinado a domar a violência no Iraque até o fim deste ano.

– Acho que estamos vencendo. No caminho da vitória, não há dúvida sobre isso. O nível de violência não é medido somente pelo número de explosões a cada dia ou pelo número de vítimas, disse.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.