clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/04/2005 18h33min

ONG diz que países ricos reagem a conflitos segundo interesses

De acordo com estudo, em 59 países houve abusos contra direito à vida

Os governos dos países desenvolvidos dão uma "resposta desproporcional de ajuda" em função de seus interesses políticos, e não das necessidades sociais, disse nesta terça, dia 26, a Organização Não-Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteira (MSF), dando como exemplos o tsunami de dezembro na Ásia e a guerra do Iraque.

Essa é uma das conclusões que o diretor-geral da MSF na Espanha, Rafael Vilasanjuan, esboçou durante a apresentação do relatório Alerta 2005! Informe sobre conflitos, direitos humanos e construção da paz, que sintetiza o estado do mundo ao longo de 2004, a partir da análise de vários indicadores de alerta preventivo e políticas de pacificação.

Daniel Luz, investigador da Universidade Autônoma de Barcelona e co-autor do relatório, enfatizou que a luta global contra o terrorismo e a introdução de leis em vários países prejudicou de forma geral o respeito aos direitos humanos, degradando também os direitos de asilo e refúgio.

De acordo com o estudo, em 59 países houve abusos contra o direito à vida, em 108 ocorrem torturas, e em 43 existe uma violação generalizada dos direitos humanos.

O relatório destaca também o aumento dos conflitos em 2004, ano que terminou com duas situações de crises a mais do que em 2003. Além disso, há 58 países onde a tensão aumentou e que estão à beira de um conflito armado.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.