clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/04/2005 21h26min

Homens-bomba matam pelo menos 22 pessoas no Iraque

Ataques coordenados ocorreram em Bagdá e Tikrit

Duas bombas explodiram perto de uma mesquita xiita em Bagdá neste domingo, dia 24, deixando pelo menos 15 mortos e 60 feridos, no momento em que os líderes iraquianos tentam apaziguar o sectarismo no país.

Enquanto diversos grupos de pessoas observavam os estragos feitos pela primeira explosão, um homem-bomba, dirigindo um carro, avançou de encontro à multidão e explodiu.

Num ataque similar, também coordenado, neste domingo, carros-bomba fizeram uma operação conjunta contra um complexo da academia de polícia em Tikrit, 150 quilômetros ao norte de Bagdá, matando pelo menos sete pessoas e ferindo dezenas.

Como na capital iraquiana, os homens-bomba em Tikrit atacaram pessoas que rodearam o local do estrago, minutos depois da primeira explosão.

Primeiramente, um dos carros entrou no complexo e explodiu entre um grupo de policiais, matando alguns deles, de acordo com pessoas que testemunharam o fato. Quando outros policiais e civis que passavam pelo local apareceram para ajudar, um segundo carro invadiu a área e explodiu. Todos os mortos seriam policiais, e entre os feridos também havia civis.

Os ataques ocorrem num período de tensões no Iraque, quando políticos do país negociam para formar um novo governo. Xiitas e curdos tentam formar um gabinete de coalizão, enquanto os antes privilegiados sunitas são colocados de lado. Sunitas lideram a insurgência no país.

Também neste domingo, a seção da Al-Qaeda no Iraque ameaçou matar os muçulmanos sunitas que tomarem parte de um governo de coalizão no país.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.