clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 12/04/2005 15h26min

Bush diz que tropas iraquianas já superam as dos EUA

Insurgência no Iraque parece estar sendo controlada

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse na terça, dia 12, que as forças de segurança iraquianas já superam em termos de contingente o número de soldados norte-americanos no Iraque, e que estão agindo cada vez mais no combate à insurgência.                   

A declaração de Bush foi feita depois de comentários de militares afirmando que as forças dos EUA poderão começar a ser retiradas em quantidades significativas no início do ano que vem se a violência permanecer controlada.

Ele falou diante de 25 mil pessoas, incluindo soldados da 1a. Divisão de Cavalaria, muitos recém-chegados do Iraque e outros que se preparam para ir ao país ainda este ano.

Bush afirmou que as operações de segurança no Iraque estão entrando numa nova fase, na qual os EUA e seus parceiros de coalizão estão cada vez mais atuando como apoio para as forças iraquianas, que por sua vez assumem responsabilidades maiores.

                                 
– Como as pessoas livres de todos os lugares, os iraquianos querem ser defendidos e liderados por seus conterrâneos. Vamos ajudá-los a alcançar esse objetivo para que os iraquianos garantam a segurança de seu próprio país, para que nossos soldados voltem para casa com a honra que mereceram– disse o Bush.

O presidente americano não deu nenhuma estimativa concreta sobre a retirada. Ele disse que o Iraque tem cerca de 150 mil soldados, policiais e outras forças de segurança treinados, superando os cerca de 140 mil soldados norte-americanos no Iraque.

Há bastante trabalho duro adiante. O povo iraquiano enfrenta inimigos brutais e determinados. Mas os iraquianos também são determinados e terão o poder de derrotar a insurgência

Bush, que no passado já criticou as tropas iraquianas de fugirem dos combates, disse em Fort Hood que elas têm coragem e determinação, e que estão lutando bravamente. Também falou em tom otimista sobre a recém-criada democracia iraquiana, que acaba de formar um governo de transição para elaborar uma nova Constituição e preparar as eleições definitivas.

Ovacionado pelos soldados, Bush disse que a guerra contra o terror está sendo vencida:

– Nos últimos dois anos, vocês conseguiram muita coisa, mas seu trabalho não acabou. A liberdade ainda enfrenta adversários perigosos. Terroristas ainda querem atacar nosso povo. Mas eles estão perdendo– declarou.

O número de seguranças iraquianos treinados pelos EUA é uma questão polêmica. Em abril de 2004, o Pentágono disse que os EUA tinham treinado mais de 200 mil pessoas, mas o cálculo foi refeito e o número, reduzido. Democratas acusaram a administração de inflacionar o número e exagerar seus recursos.

Bush foi a Fort Hood, nesta terça, a uma curta distância de helicóptero de seu rancho em Crawford, no Texas, para comemorar os dois anos da queda de Saddam Hussein. Antes de voltar a Washington, ele se encontrou a portas fechadas com cerca de 30 famílias de soldados mortos no Iraque.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.