clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 08/04/2005 13h26min

Presidente iraquiano prevê Constituição até agosto

Parlamentares podem pedir mais seis meses de prazo

O novo presidente do Iraque, o curdo Jalal Talabani, disse nesta sexta, dia 8, que os parlamentares do país conseguiriam, conforme previsto, concluir até a metade de agosto a elaboração de uma Constituição.

A nova Constituição deve ser concluída até 15 de agosto, apesar de os parlamentares poderem pedir mais seis meses de prazo. Eventuais entraves no processo podem fortalecer os insurgentes contrários ao governo aliado dos Estados Unidos.

Uma vez formado o governo, a aprovação de uma Constituição é o próximo passo fundamental rumo às eleições previstas para o final de 2005. Dez semanas depois do pleito de 30 de janeiro, o Iraque ainda não possui um novo governo, e isso devido a desentendimentos entre os blocos políticos que se aliaram. Mas, nesta semana, houve avanços: Talabani tomou posse como presidente e o xiita Ibrahim Jaafari foi nomeado primeiro-ministro.

A prioridade do governo agora deve ser levar estabilidade ao Iraque e enfrentar a insurgência, afirmou Talabani.

– Precisamos fazer uma distinção entre os iraquianos que estão enganados, os que acreditam estar lutando para libertar o Iraque do que chamam de ocupação, e os grupos criminosos que vieram de fora e que desejam provocar uma guerra mortal contra o povo iraquiano, matando crianças e mulheres – afirmou.

A eleição de Talabani aponta para o fortalecimento dos curdos, que administram regiões autônomas no norte do Iraque desde que conseguiram se livrar do controle de Saddam Hussein, em 1991. Talabani disse que sonhava há muito tempo com um presidente curdo para o Iraque, mas que nunca pensou na possibilidade de ser ele esse curdo.

A coalizão curda liderada por Talabani ficou em segundo lugar nas eleições, atrás apenas de uma coalizão xiita. Os árabes sunitas, que dominaram o país durante a ditadura de Saddam, elegeram poucos parlamentares porque não compareceram às urnas em grande número. Os líderes xiitas e curdos, porém, disseram que garantirão a inclusão dos sunitas no governo.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.