clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/04/2005 13h41min

João Paulo II impôs novas exigências ao currículo papal

Papa elevou o nível de exigência ainda mais ao usar meios não-verbais

As exigências curriculares para alguém ser chefe da Igreja Católica sempre incluíram virtudes como a fé, a santidade e a compaixão. O papa João Paulo II acrescentou um novo item nesta lista – a habilidade de ser um bom comunicador. 

Com sua experiência nos palcos, seu amor pelas viagens e o domínio de várias línguas, o pontífice era o porta-voz mundial da maior igreja do globo. João Paulo II conseguiu manter a religião em destaque mesmo em países nos quais ela parecia estar em declínio.  Nos 26 anos em que esteve à frente da Igreja Católica, João Paulo II mudou muito o papel do papa, tanto assim que dois pontífices de que os católicos mais velhos ainda se lembram – o tímido e austero Paulo VI e o frio Pio 12 – talvez não tivessem sido eleitos nessa era da mídia mundial.  

– Quem quer que seja escolhido terá que ser capaz de se comunicar com um grande número de pessoas, com os meios de comunicação e com os não-católicos – afirmou o padre John Conley, da Universidade Fordham (EUA).        

João Paulo II elevou o nível de exigência ainda mais ao usar também meios não-verbais de comunicação, afirmou Conley.

– Ele entedia muito profundamente como se comunicar por meio de gestos, com um sinal da cruz ou com um aceno – disse.   

– Grande parte do que era João Paulo II estava na sua imagem, não apenas nas suas idéias – acrescentou o padre Gerard Fogarty, da Universidade da Virgínia (EUA).

João Paulo II lidava bem com os meios de comunicação mesmo antes de ser eleito papa, em 1978. Para conseguir sobreviver durante a censura comunista quando era arcebispo de Cracóvia, na Polônia, o homem então conhecido como Karol Wojtyla enviava cópias de seus sermões para a rádio Europa Livre, em Munique, na Alemanha, de onde eram transmitidos por meio de ondas curtas para os poloneses.  

– Há muita preocupação com não deixar a mídia dominar o período pré-conclave – afirmou uma autoridade da Igreja.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.