clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/03/2005 21h06min

Rumsfeld conversa com ministro italiano sobre agente morto

Secretário de Defesa americano se disse solidário à família de Nicola

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, conversou nesta quinta, dia 10, pela segunda vez, com o ministro de Defesa da Itália, Antonio Martino, a respeito do agente italiano dos serviços de inteligência morto no Iraque por soldados norte-americanos.

Rumsfeld disse a repórteres no Pentágono que essa era a segunda vez nos últimos dias em que falava com Martino a respeito do incidente, em que ficaram feridos um outro agente e a jornalista italiana Giuliana Sgrena, recém-libertada por militantes no Iraque. A Itália, um dos aliados militares mais fiéis dos EUA no Iraque, ficou indignada com os disparos feitos na última sexta passada por soldados norte-americanos contra o carro no qual estava Sgrena.

– Se vocês me permitirem, gostaria de usar um minuto para comunicar minha solidariedade à família do senhor Nicola Calipari (o agente morto) e aos italianos feridos no infeliz incidente ocorrido no Iraque na sexta passada – afirmou o secretário de Defesa.

A entrevista coletiva foi concedida ao lado do ministro de Defesa da França, em visita aos EUA.

– Como garanti ao ministro de Defesa da Itália na semana passada, e outra vez nesta manhã em nossa conversa, o evento trágico está sendo investigado e será investigado totalmente com a participação do governo italiano – afirmou Rumsfeld.

O secretário também enviou condolências para a família do soldado búlgaro morto recentemente no Iraque em um tiroteio envolvendo soldados norte-americanos.

– Devo acrescentar que, aparentemente, um incidente envolvendo 'fogo amigo' aconteceu com respeito a um soldado búlgaro. E eu comunico nossas condolências à família dele, novamente. E essa investigação ainda está sendo realizada – disse Rumsfeld.

Calipari organizou a libertação de Sgrena e o grupo dirigia-se para o aeroporto de Bagdá quando soldados norte-americanos de um posto de controle abriram fogo. Sgrena havia acabado de ser libertada das mãos de seqüestradores.  

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.