clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 02/02/2005 15h12min

Testes com urânio apontam ligação Líbia-Coréia do Norte

Quase duas toneladas de hexafluoreto de urânio teriam sido repassadas

Testes científicos levaram as agências de inteligência norte-americanas e cientistas do governo a concluírem, com grande probabilidade de acerto, que a Coréia do Norte vendeu urânio processado para a Líbia. Os dados foram divulgados pelo The New York Times em seu site na terça, dia 1°, citando autoridades com acesso à inteligência.

O jornal disse que a informação, que foi repassada a importantes autoridades do governo, desencadeou uma caçada para determinar se a Coréia do Norte também vendeu urânio a outros países, incluindo o Irã e a Síria. Até agora, não há evidências de que essas outras transações aconteceram, informou a publicação.

A reportagem relata que a conclusão sobre a Líbia, parte de uma reunião confidencial descrita para o diário, poderia alterar o debate de Washington sobre o tamanho da ameaça nuclear da Coréia do Norte.

Há nove meses, disse o jornal, inspetores internacionais obtiveram a primeira evidência de que a Coréia do Norte poderia ter passado à Líbia quase duas toneladas de hexafluoreto de urânio – um material que pode ser colocado em uma centrífuga nuclear e enriquecido para se tornar combustível de uma bomba.

A Líbia entregou uma grande quantidade do material, altamente tóxico, aos Estados Unidos, quando desmantelou seu programa nuclear, no ano passado.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.