clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/01/2005 12h27min

Programação cultural do FSM 2005 terá 400 atividades diferentes

Organização elaborou quatro projetos para esta edição do evento

Mais uma vez, a programação cultural do Fórum Social Mundial 2005 será diversificada como seu público. São 100 shows de música, 41 espetáculos teatrais, 13 apresentações de dança e sete oficinas de teatro; 85 exposições de artes plásticas, fotografia e vídeo-instalações; 150 filmes e vídeos além de dezenas de manifestações espontâneas em todo o Território Social Mundial.

– O papel da cultura nesse fórum é o de dialogar com o mundo através da arte – destaca um dos coordenadores culturais do encontro, Marcos Barreto.

Para organizar as mais de 400 atividades artísticas, a coordenação Cultural do Fórum elaborou quatro projetos: Museu Vivo da Diversidade, Diálogos de Rua, Mostra Intercontinental de Cinema e Memória Instantânea (Armazém A7 do Cais do Porto).

– Serão disponibilizadas oito ilhas de edição, funcionando 20 horas por dia, para finalização de material audiovisual, sem qualquer custo – informa Barreto.

A Mostra Intercontinental de Cinema e Vídeo, apresentará filmes vindos de todo o Brasil, Argentina, Canadá, Índia, Espanha, África, China, entre outros. A mostra ocupa duas salas da casa de Cultura Mario Quintana, além da Sala de Cinema PF Gastal, na Usina do Gasômetro; a Sala de Cinema e Multimeios do Santander Cultural; e o Auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa.

Para Ben Berardi, que coordena as atividades culturais, “pela primeira vez, a cultura assume uma transversalidade tanto espacial quanto temporal no Fórum, pois estará presente em todos os espaços temáticos e não mais confinada aos locais considerados específicos para a cultura”. Para ele, o diferencial da programação 2005 é abranger a diversidade tanto de gêneros expressivos quanto de culturas.

– Neste Fórum haverá um encontro entre o tradicional, através de apresentações folclóricas, com o que está sendo produzido de mais atual no cenário artístico – destaca Berardi

Os os povos indígenas também trazem uma programação específica e organizada pelas entidades que os representam. Eles vão protagonizar o Puxirum de Artes e Saberes Indígenas.

As informações são do FSM.

 

Veja a programação cultural no clicNessa.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.