clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/01/2005 18h

Ucrânia diz que vai retirar tropas do Iraque

Decisão ocorre depois da morte de oito militares em uma explosão

O atual presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma, ordenou nesta segunda, dia10, que autoridades elaborem um plano para retirar os 1.600 soldados do país no Iraque na primeira metade de 2005. A decisão ocorre depois da morte de oito militares em uma explosão.

Leonid Kuchma conversou com os ministros da Defesa e das Relações Exteriores durante uma reunião de emergência após a explosão de domingo, dia 9. O presidente deve passar o poder neste mês ao presidente eleito Viktor Yuschenko, que há muito tempo afirmou que retiraria as tropas do Iraque e que faria disso uma prioridade de seu governo.

O relato inicial do incidente envolvendo os ucranianos, o pior em 10 anos de trabalho das forças de manutenção de paz do país, apontou que soldados tentavam detonar um carregamento de explosivos. Entretanto, um porta-voz do Ministério da Defesa da Ucrânia disse que autoridades investigam agora a possibilidade de que tenha havido um ataque.

– Isso pode ter sido uma ação planejada – afirmou ele, acrescentando que fragmentos de um dispositivo explosivo foram encontrados no local.

O contingente ucraniano é um dos maiores em uma divisão multinacional sob comando polonês. A própria Polônia já anunciou que vai diminuir o número de militares no país.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.