clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/01/2005 16h12min

Cinco ataques fazem pelo menos 29 mortos nesta quarta no Iraque

Ações seriam tentativa para barrar eleições marcadas para 30 de janeiro

Pelo menos 29 pessoas morreram nesta quarta-feira, 5, em cinco ataques no Iraque. No mais violento, houve 15 mortes – dentre os quais nove policiais – quando um carro-bomba atingiu uma academia de polícia. Há 25 feridos.

O primeiro-ministro do país, Iyad Allawi, garante que as eleições marcadas para 30 de janeiro irão ocorrer. As ações seriam uma tentativa de barrar o pleito. O premiê afirmou ter planos para garantir a segurança dos eleitores, mas não forneceu detalhes. Allawi disse apenas que enviaria soldados para a cidade de Mosul, cenário de violentos ataques.Nesta terça, homens armados assassinaram o governador da Província de Bagdá e um caminhão-bomba matou 11 pessoas do lado de fora de um quartel da polícia.

Na academia de polícia, o agressor suicida invadiu o complexo da cidade de Hilla (sul de Bagdá) e detonou os explosivos enquanto era alvejado por vários disparos, disse Hadi Hatif, porta-voz da polícia. O ataque foi o mais recente de uma série realizada por insurgentes contra o governo interino do país árabe, patrocinado pelos Estados Unidos.

Poucas horas depois, um carro-bomba matou seis pessoas em um posto de controle comandado por policiais e pela Guarda Nacional na cidade de Baquba, informaram fontes da polícia e de hospitalares.Horas antes, um carro-bomba tirado contra um comboio militar dos EUA matou dois civis iraquianos na região oeste de Bagdá.

A violência também toma conta da região sunita do Iraque. Na cidade de Ramadi, cinco civis foram mortos em combates entre insurgentes e militares dos EUA.

Em Mosul, Omar Mahmoud Abdallah, um importante político sunita, foi encontrado morto a tiros. O Partido Iraquiano Islâmico, liderado por ele, retirou-se das eleições.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.