| 11/12/2004 18h10min
O Avaí adiou mais uma vez o sonho de disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, dia 11, o Leão da Ilha desperdiçou a vantagem de jogar por um empate contra o Fortaleza, no Castelão, e foi derrotado pelo time cearense por 2 a 0, pela partida final do quadrangular da Série B.
Com a vitória em casa, aliada à derrota do Bahia por 3 a 2 diante do Brasiliense, em Salvador, o Fortaleza ficou com a segunda vaga à Série A. O já classificado time do Distrito Federal sagrou-se campeão da Segunda Divisão. O clube catarinente foi eliminado pelo saldo de gols. O Bahia ficou na última posição, com cinco pontos.
Esperando pressão total do Fortaleza e da torcida no Castelão, o time avaiano se acanhou em campo, adotando uma postura defensiva e apostando todas as fichas nos contra-ataques. O Leão até tomou a iniciativa na partida, aos seis minutos, com um chute fraco de Edílson da direita, que foi facilmente defendido por Bosco.
Mas a pressão avaiana parou por aí. Aos 21, Erandir assustou Adinam com um chute de fora da área, que passou por cima do gol.
Por ironia, o Fortaleza marcou o primeiro quando o Avaí estava com a defesa de prontidão na área. Aos 32 minutos, Sérgio cobrou escanteio da direita e Marcelo Lopes testou para dentro da rede, acertando o canto esquerdo de Adinam.
O Leão se abateu, enquanto o Fortaleza – que jogava pressionado pelo resultado de Bahia x Brasiliense – tentou incessantemente marcar o segundo.
E por pouco isso não aconteceu aos 38. Guaru, sozinho na área, bateu fraco à queima roupa de Adinam. No finalzinho da etapa inicial, Sérgio cruzou para Guaru, que novamente não marcou porque não quis. Na área, o atacante cabeceou para fora, cara a cara com o arqueiro avaiano.
Na etapa final, pouca coisa mudou apesar da alteração promovida pelo técnico Cavalo, que sacou Paulista para a entrada de Luizinho Netto.
O Leão seguiu na retaguarda e criou poucas chances de empatar a partida. Aos 19 minutos, Juninho Cearense fez jogada de craque e encobriu o zagueiro Naílton. Sozinho na pequena área, ele bateu por cima do gol, para sorte do time avaiano.
Somente aos 22 é que o Leão assustou o goleiro adversário. Luizinho Netto cobrou falta no ângulo direito e Bosco teve que se esticar todo para fazer a defesa.
Mas o segundo do time da casa era questão de tempo. Aos 31 minutos, após cobrança de escanteio, Ronaldo Angelim subiu sozinho e cabecou sem chance para Adinam.
Aos 38, quando o Avaí armava um contra-ataque, um torcedor invadiu o gramado e foi retirado pela polícia.
No final, quase que o Fortaleza marcou o terceiro. Guaru arrancou sozinho pela esquerda, mas Adinam foi mais rápido e tirou a bola dos pés do atacante.
– O Fortaleza foi mais firme nas duas etapas. Perdemos para uma equipe que jogou melhor, que teve mais disposição – disse o técnico avaiano Roberto Cavalo.
ANA LETÍCIA DA ROSAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.