| 28/11/2004 19h57min
O Grêmio foi buscar nos últimos minutos o empate de 3 a 3 com o Atlético-PR, depois de estar perdendo de 3 a 0 no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. Mas nem a garra demonstrada para buscar o resultado de igualdade no marcador mantém o Grêmio na elite do futebol brasileiro. O time não tem mais chances matemáticas de escapar do rebaixamento. Os gols do Atlético-PR foram marcados por Denis Marques e Fernandinho (dois). O time de Cláudio Duarte foi marcar os gols no segundo tempo com Roberto Santos, Baloy e Pitbull. O último gol saiu nos acréscimos.
Nem a empolgada torcida de Erechim foi suficiente para empurrar o time para uma vitória que ainda manteria viva a escassa chance de seguir na Série A. O Estádio Colosso da Lagoa aplaudiu o goleiro Márcio, o atacante Cláudio Pitbull e o volante Cocito. Mas vaiou Felipe Melo, sacado no intervalo, por considerar que não estava se esforçando em campo.
O rebaixamento começou a se desenhar claramente aos 23 minutos do primeiro tempo. A bola sobrou limpa para Denis Marques, que invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado na saída de Márcio. Cinco minutos depois, Fernandinho recebeu livre uma bola no meio da área e não teve maiores dificuldades para aumentar.
Para o segundo tempo, Cláudio Duarte sacou Felipe Melo, de baixa produtividade, e o jovem Anderson, para colocar em campo Luciano Santos e o atacante Roberto Santos, respectivamente. A partir daí o Grêmio passou a ter um homem de área em campo, um centroavante. Mas quem chegou ao gol foi o Atlético-PR, aos 14 minutos, com Fernandinho cabeceando uma bola alçada na área tricolor.
Mas os comandados de Claudião não desistiram de se manter na partida. Roberto Santos foi lançado por trás da zaga, invadiu livre a área para chutar na saída de Diego aos 26 minutos. Foi o início de uma reação, logo quando o líder Atlético-PR se acomodava e administrava o resultado. O Grêmio colocou fogo no jogo aos 44 minutos, quando Baloy arrematou de cabeça e fez o segundo gol. E para não sair de campo humilhado, o atacante Cláudio Pitbull torneou com um forte cabeceio uma bola alçada em direção à área para fazer seu 19º gol no Brasileirão. Já eram 46 minutos do segundo tempo no momento do terceiro gol, não havia mais tempo para nada.
Evitar a derrota não salvou o Grêmio de ser rebaixado, mesmo com o empate, considerado uma vitória moral pelo grupo de jogadores. No entanto, complicou a vida do líder do campeonato. A diferença, que poderia ser de até quatro pontos para o Santos caso a vitória paranaense fosse confirmada, agora é de apenas dois pontos. O Atlético-PR sobe para 82, contra 80 do vice-líder Santos.
Apenas para cumprir tabela, o Grêmio ainda tem três jogos pela frente. Na próxima rodada encara o Santos, que busca desesperadamente tomar a ponta da tabela. Depois ainda encara o Atlético-MG, em mais uma partida na qual terá de escolher outro estádio em função da perda de mando de campo. Para finalizar, vai encarar o Guarani, fora de casa. Esse último jogo
provavelmente também deve
ter o time de Campinas rebaixado.
• Confira a galeria de fotos do jogo
• Confira o especial "No Inferno pela Segunda Vez"
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.