clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 08/11/2004 08h13min

Soldados preparam nova ofensiva dos EUA em Falluja

Militares invadiram hospital da cidade nesta segunda

Tropas dos Estados Unidos lançaram um pesado bombardeio nesta segunda, dia 8, contra Falluja, enquanto os soldados norte-americanos se preparavam para lançar uma grande ofensiva contra a cidade dominada por rebeldes.

Explosões de artilharia eram escutadas a cada minuto e colunas de fumaça subiam ao céu no noroeste da cidade. Soldados liderados pelos EUA e apoiados por tanques e aviões também combatiam guerrilheiros nos arredores da cidade.

Os rebeldes intensificaram os ataques suicidas contra forças de segurança iraquianas nos últimos dias numa demonstração de força em resposta à ação esperada em Falluja.

O primeiro-ministro interino do Iraque, Ilyad Allawi, declarou 60 dias de estado de emergência no domingo para conter a rebelião que ameaça as eleições de janeiro. Allawi disse que a retomada de Falluja não pode ser adiada.

As forças dos EUA se concentraram nos dois lados de Falluja, onde os militares dizem que entre mil e 6 mil guerrilheiros simpatizantes de Saddam Hussein e militantes islâmicos liderados pelo jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, aliado da Al-Qaeda, estão entrincheirados.

Tropas norte-americanas e iraquianas tomaram o principal hospital de Falluja, vendando diversas pessoas e derrubando portas, mas sem fazer disparos. Antes de as linhas telefônicas serem cortadas, funcionários disseram que diversos pacientes e empregados foram detidos. Em seguida foram ouvidos disparos de artilharia e de armas a partir de posições de fuzileiros dos EUA perto da cidade muçulmana sunita, a cerca de 50 quilômetros a oeste de Bagdá, disseram testemunhas.

As informações são da agência Reuters.

Veja imagens da ofensiva em Falluja

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.