clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Em vídeo, Bin Laden prometeu levar os EUA à falência

Líder da Al-Qaeda acusa Bush de lançar guerra contra o Iraque

A rede de TV árabe Al-Jazeera apresentou a transcrição completa da mensagem divulgada na semana passada pelo líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, na qual ele afirma que o objetivo do grupo é levar os EUA à bancarrota, de acordo com a rede CNN. A transcrição total da mensagem foi divulgada na véspera da eleição presidencial dos EUA.

Na última sexta passada, a Al-Jazeera divulgou trechos do vídeo, no qual Bin Laden dizia que "a segurança dos EUA não estava nas mãos de Bush, de Kerry ou da Al-Qaeda, mas nas dos próprios americanos". Nesta segunda, dia 2, a emissora divulgou em seu site na internet o conteúdo completo da mensagem.

– Nós prosseguimos com esta política de sangrar a América até o ponto da bancarrota. Com a graça de Alá, e nada é maior do que Alá – disse Bin Laden, de acordo com a transcrição.

Ele diz que os combatentes mujahedeen fizeram o mesmo como a União Soviética no Afeganistão na década de 1980, "usando guerra de guerrilha e a guerra de exaustão para combater superpotências tirânicas".

Bin Laden também disse que é "fácil para nós (Al-Qaeda) provocar e atrair esse governo (Bush)".  Ele explicou também a estratégia econômica da Al-Qaeda contra os EUA em partes de um vídeo de 18 minutos. Na sexta-feira, a emissora árabe divulgou apenas 14 minutos da fita.

O líder da Al-Qaeda acusou o presidente George W.Bush de lançar uma guerra contra o Iraque, país rico em petróleo, simplesmente com o fim de criar negócios para as empresas contratadas pelo Pentágono e com vínculos com o seu governo, numa referência à Halliburton, companhia que já foi presidida pelo atual vice-presidente e candidato à reeleição, Dick Cheney.

Como parte de o plano de "sangrar até a bancarrota", Bin Laden citou uma estimativa britânica de que a Al-Qaeda gastou cerca de US$ 500 mil para realizar os atentados de 11 de setembro de 2001, uma quantia que, segundo ele, é tímida se comparada aos prejuízos causados aos EUA.

– Cada dólar da Al-Qaeda derruba um milhão de dólares, com a permissão de Alá, além da perda de um grande número de empregos", disse ele. "Com relação ao déficit econômico, isto alcançou o número recorde estimado no total de mais de um trilhão de dólares.

As informações são do Globo online e da Reuters

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.