clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Clérigos sunitas ameaçam boicotar eleições no Iraque

EUA está ameaçando invadir Falluja, reduto de insurgentes

A Associação dos Clérigos Muçulmanos do Iraque, um poderoso grupo sunita, ameaçou neste domingo, dia 24, boicotar as eleições iraquianas previstas para janeiro, se os Estados Unidos lançarem a esperada invasão à cidade de Falluja, reduto de rebeldes.

Um boicote chamado pela associação, que tem ajudado a negociar cessar-fogos e libertação de reféns, repercutiria entre os sunitas que lideram a revolta contra a presença norte-americana no Iraque e minaria a credibilidade das eleições.

– Se Falluja for invadida ou continuar a ser atacada por aviões, os clérigos vão pedir aos iraquianos que boicotem as eleições – disse o porta-voz Mohammed al-Faidhi à Reuters, na sede da associação. – Essa condição já foi quebrada pelos ataques à cidade, e já é possível tomar uma decisão. Um comitê se reunirá e anunciará a decisão no momento apropriado.

Cerca de 200 clérigos se encontraram na última quarta-feira com o objetivo de elaborarem um plano para Falluja e as eleições, que eles consideram uma extensão do controle norte-americano e, portanto, sem legitimidade. Os religiosos afirmaram que não participarão do pleito previsto para o fim de janeiro.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.