clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Bush e Kerry trocam farpas sobre Iraque e impostos

Segundo debate teve perguntas da platéia

O presidente George W. Bush e o seu opositor democrata John Kerry divergiram bruscamente sobre o Iraque, sobre empregos e impostos no segundo debate nesta sexta-feira, com Kerry questionando a avaliação de Bush e o presidente acusando o senador de ceder sob pressão política. Em um confronto por vezes irritado, os candidatos à Casa Branca andaram pelo palco para debater a decisão de lançar a guerra ao Iraque e repetidamente se acusaram de enganar os americanos.

– O mundo é um lugar mais perigoso hoje porque o presidente não fez a avaliação correta – disse Kerry no debate na Universidade Washington, acrescentando que Bush "tirou os olhos da bola" ao desviar sua atenção para o Iraque, enquanto o Irã e a Coréia do Norte desenvolviam programas nucleares.

Bush defendeu sua decisão de ir à guerra e atacou o histórico político de Kerry de forma agressiva, dizendo que a tendência do senador por Massachusetts de mudar de opinião conforme os ventos da política tornava-o um líder inadequado.

– Eu não vejo como você pode liderar esse país em uma época de guerra, em uma época de incertezas, se você muda de opinião por causa da política – disse Bush.

Kerry negou que tenha mudado de opinião com relação ao Iraque e disse que Bush estava realizando uma campanha de ''logro em massa''.

– Deixem-me dizer claramente: Eu nunca mudei de opinião sobre o Iraque. Eu realmente acredito que Saddam Hussein era uma ameaça. Eu sempre acreditei que ele era uma ameaça – disse.

– Esse presidente correu para a guerra, deixou de lado nossos aliados, e agora o Irã está mais perigoso, a Coréia do Norte está mais perigosa, com armas nucleares. Ele tirou seus olhos da bola, desviou-os de Osama bin Laden –disse Kerry.

Um Bush zangado chegou a cortar o moderador Charles Gibson para censurar Kerry por criticar o tamanho da coalizão que apóia os EUA no Iraque, dizendo que isso denegria aliados como a Grã-Bretanha e a Polônia.  Kerry respondeu dizendo que se todos os cidadãos do Estado do Missouri fossem uma força militar no Iraque, eles seriam o terceiro maior bloco depois dos EUA e da Grã-Bretanha.

O encontro em St. Louis aconteceu em meio a um impulso crescente de Kerry, cujos ataques agressivos colocaram Bush na defensiva no primeiro debate e fizeram com que os dois ficassem empatados em várias pesquisas.

Bush foi mais agressivo desta vez e conseguiu colocar Kerry na defensiva com mais frequência, rapidamente mudando de tópicos.

O debate foi conduzido em um formato conhecido como "town hall", onde os candidatos podem sentar-se em bancos ou andar pelo palco para responder às questões da platéia, composta por eleitores indecisos. Eles freqüentemente respondiam às questões olhando um para o outro.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.