clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Mais de 100 pessoas morrem em conflitos no Iraque

Ofensiva militar em Tal Afar resultou em 51 mortos

A escalada de violência, registrada no Iraque, deixou neste domingo, dia 12, pelo menos 110 pessoas mortas, a maioria civis. Conforme o Ministério da Saúde iraquiano, em Bagdá foram registradas 37 mortes, e em Tal Afar, perto da fronteira com a Síria, 51 pessoas morreram. O Exército dos EUA desde quinta, dia 9, organiza em Tal Afar, ofensiva contra combatentes estrangeiros. Os militares não explicaram o que resultou nas mortes.

Dois helicópteros dos Estados Unidos atiraram no domingo, dia 12, em um grupo de iraquianos que estava ao redor de um veículo norte-americano em chamas em Bagdá, durante violentas batalhas nas quais 13 pessoas morreram e 61 ficaram feridas.

Imagens da Reuters Television mostraram iraquianos correndo para se esconder pouco antes de uma explosão que atingiu o produtor da Al Arabiya Mazen Tomeizi. O palestino, que estava trabalhando para o canal de televisão árabe, morreu pouco depois. O cinegrafista da Reuters, Seif Fouad, que estava gravando a cena, ficou ferido.

No resto da cidade, pelo menos sete carros-bomba e vários enfrentamentos violentos mataram nove iraquianos. Insurgentes atiraram mais de uma dezena de morteiros e foguetes ao redor da Zona Verde, ocupada pelas forças norte-americanas.

Foi uma das mais duras ondas de violência na capital em meses.

– Houve um aumento assustador no número de ataques – disse o brigadeiro-general Erv Lessel, porta-voz militar dos EUA.

O ministro do Interior, Falah al-Naqib, disse que a maior parte da violência está relacionada com as operações das forças de segurança que prenderam 16 fugitivos.

No sul de Bagdá, três soldados poloneses morreram e três ficaram feridos depois de um ataque perto de Hilla.

Em Ramadi, cidade ocupada por rebeldes a oeste de Bagdá, tanques norte-americanos e helicópteros dispararam contra um distrito residencial matando 10 iraquianos, incluindo uma mulher e uma criança, disse um médico. O exército dos EUA não comentou imediatamente essa ação.

O aumento da violência coincidiu com as novas ofensivas norte-americanas para retomar áreas controladas por insurgentes antes das eleições previstas para janeiro.

As informações são da Globo Online e Reuters.


Notícias Relacionadas

12/09/2004 19h50min
Violência assola Iraque e deixa saldo de 40 mortos
12/09/2004 11h43min
Conflitos no centro de Bagdá matam 22 pessoas
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.