clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 17/07/2004 12h10min

Comissão quer rever setor de inteligência dos EUA

País deve criar um cargo de supervisão das agências de inteligência

A comissão que investiga os ataques de 11 de setembro deve recomendar a criação de um cargo com status de ministro, cujo ocupante seria encarregado de supervisionar todas as agências de inteligência dos Estados Unidos. A informação foi publicada no jornal The New York Times neste sábado, dia 17. A comissão vai propor que o novo diretor de inteligência tenha poder sobre a CIA, o FBI, o Conselho de Segurança Nacional, o Pentágono e outras agências de inteligência.

O The New York Times informou que o novo cargo é a principal recomendação contida no relatório final da comissão, a ser apresentado na próxima semana. O jornal cita fontes que, segundo a publicação, ou viram o relatório ou souberam detalhes sobre ele.

A comissão bipartidária de 11/9 investiga as falhas do governo norte-americano relacionadas aos ataques com aviões comerciais seqüestrados em 2001, nos quais quase 3 mil pessoas morreram.

De acordo com o Times, a Casa Branca sugeriu recentemente que poderia considerar uma mudança geral nas agências de inteligência, mas o Pentágono e a CIA devem se opor fortemente à criação do novo cargo.

O jornal disse que a comissão deve propor que o diretor da CIA não tenha mais a responsabilidade de supervisionar outras agências de inteligência e se reporte à Casa Branca por meio do novo diretor de inteligência. George Tenet aposentou-se na semana passada como diretor da CIA e não é certo se a Casa Branca nomeará um sucessor antes da eleição de 2 de novembro.

Com informações da agência Reuters


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.