clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Líderes do Senado pedem que Bush nomeie novo diretor da CIA

Pat Roberts diz estar preparado para supervisionar nomeação

Os líderes da Comissão de Inteligência do Senado dos Estados Unidos pediram neste domingo, dia 11, que o presidente George W. Bush nomeie rapidamente um novo diretor para a CIA (agência de inteligência), em meio a temores de novos atentados terroristas e à preocupação com os erros cometidos recentemente pelo órgão.

Dias depois de o painel ter divulgado um relatório contundente sobre os fracassos da CIA no Iraque, o presidente da Comissão de Inteligência do Senado, Pat Roberts, disse estar preparado para supervisionar audiências rápidas a fim de garantir que os senadores aprovem a nomeação de um novo diretor para a agência.

A escolha de um novo comandante da CIA ganhou urgência em meio ao surgimento de novos alertas divulgados pelo governo a respeito de possíveis atentados nos EUA durante as convenções partidárias de democratas e republicanos para escolher seus candidatos à Presidência.

– Há várias pessoas com as qualificações necessárias para serem apontadas pelo presidente e que poderiam ter seus nomes confirmados – afirmou Roberts, do Partido Republicano (o mesmo de Bush).

O vice-presidente da comissão, o democrata Jay Rockefeller, deu declarações semelhantes. Segundo congressistas, entre os possíveis candidatos estão o vice-secretário de Estado do país, Richard Armitage, o ex-secretário da Marinha John Lehman, Porter Gross, presidente da Comissão de Inteligência da Câmara dos Representantes (deputados), e o ex-senador pelo Partido Democrata Sam Nunn.

As declarações de Roberts apareceram no dia em que o atual diretor da CIA, George Tenet, saiu oficialmente do cargo. A agência está sendo dirigida agora pelo diretor interino, John McLaughlin. Uma porta-voz da Casa Branca disse ao comentar as declarações dos senadores:

– O presidente tomará uma decisão sobre o novo diretor da CIA no momento adequado.

Tenet renunciou ao cargo no começo do mês depois de ter sido criticado devido aos erros cometidos pela agência no Iraque e a respeito dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Com informações da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.