clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Relatório prevê novas ações da Al-Qaeda nos EUA

Comissão diz que rede terrorista pode mudar táticas tradicionais

A rede Al-Qaeda mudou drasticamente desde os ataques de 11 de setembro, mas ainda tenta realizar ações nos Estados Unidos que resultem em um grande número de vítimas. A análise é da comissão encarregada de investigar os ataques de 2001.

A comissão apresentou em relatório a história detalhada do grupo terrorista comandado por Osama bin Laden e acusado de ser responsável pelos ataques contra Nova York e Washington. Segundo o estudo, apesar de a rede extremista ter ficado menos centralizada desde então, a Al-Qaeda ainda ajuda redes regionais a realizar atentados terroristas e dá assistência nas áreas de treinamento e custeamento.

– A Al-Qaeda continua extremamente interessada na realização de ataques químicos, biológicos, radiológicos e nucleares – afirmou o relatório divulgado nos dois dias finais das audiências convocadas para avaliar por que os EUA não conseguiram evitar os ataques de 11 de setembro e o que podem fazer para aumentar a segurança dentro do território nacional.

Segundo o painel, a capacidade da Al-Qaeda de realizar um ataque com o agente antraz é uma das ameaças mais imediatas aos EUA. A rede pode tentar ainda realizar um ataque químico usando produtos industriais ou atacando uma fábrica ou um carregamento de materiais perigosos.

– As autoridades da área de inteligência esperam uma continuação na tendência de ataques cada vez mais mortais – afirmou o documento.

A comissão disse também que a Al-Qaeda pode mudar suas "táticas tradicionais" a fim de evitar que seus agentes sejam detidos pelas forças de combate ao terrorismo.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.