clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Senado dos EUA ouve autor de relatório sobre abusos de presos no Iraque

Congresso deve receber novas imagens mais chocantes que as já divulgadas

Um comitê do Senado dos Estados Unidos interrogará nesta terça, dia 11, o general do Exército que preparou o relatório oficial sobre tortura de presos iraquianos por soldados dos EUA. O general de brigada Antonio Taguba será ouvido pela Casa pela primeira vez cinco dias depois do secretário de Defesa, Donald Rumsfeld – que assumiu a responsabilidade pelos maus tratos e pediu desculpas pelo abuso a prisioneiros iraquianos.

Em seu relatório, concluído em março, Taguba citou o "abuso sistemático e ilegal de presos" e disse que entre outubro e dezembro de 2003 "vários incidentes de abuso sádico, latente e devasso foram infligidos a vários presos". O senador Richard Durbin, um democrata, afirmou que o relatório Taguba descreveu em "detalhes enojantes" os casos de maus tratos que foram revelados ao mundo por fotografias.

A audiência ocorre no momento em que o Congresso se prepara para ver uma nova série de fotografias e um vídeo que Rumsfeld alertou serem ainda mais chocantes que as imagens já vistas. O presidente do Comitê de Serviços Armados, John Warner, um republicano, pediu que o Pentágono suspenda a divulgação do material até que seja esclarecido como as fotos podem afetar investigações criminais.

Fontes dizem que ao todo há cerca de mil fotografias em três CD-ROMs. Muitas delas mostram locais do Iraque e são semelhantes a fotos turísticas, mas de 200 a 300 mostram cenas de tortura. Entre a mais grotescas estão fotos de prisioneiros sendo sodomizados por lanternas. Há também vídeos de câmeras digitais.

Com informações da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.