clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/03/2004 17h04min

Batalhão de São Leopoldo poderá enviar força de paz ao Haiti

Equipe de Brasília visitará o Estado para avaliar preparo do contingente

Militares treinados em São Leopoldo podem representar o Brasil em missão de paz que será enviada para o Haiti. Nos próximos dias, uma equipe do Comando de Operações Terrestres (Coter) de Brasília vai averiguar as condições de um contingente do 19° Batalhão de Infantaria Motorizado.

Segundo o comandante do 19° BIMtz, tenente-coronel Ezequiel Bezerra Isaías de Macedo, desde o 1º de março os homens começaram treinamento, que se estenderá por 11 semanas. Cerca de 500 homens estão sendo preparados com o apoio de pelotões do 8° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e do 3° Batalhão de Polícia do Exército, ambos de Porto Alegre, e do 3° Batalhão de Engenharia de Combate, de Cachoeira do Sul.

Se for confirmado o envio do batalhão para auxiliar na manutenção da paz no país do caribe, Macedo declarou que quer mandar ainda integrantes do serviços de saúde e manutenção de Brasília, em um total de 850 pessoas. O batalhão de São leopoldo trabalhou nas missões de paz que foram ao Timor Leste em duas ocasiões (2000 e 2002).

O envio de ajuda brasileira foi assunto de conversa por telefone entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o colega francês, Jacques Chirac, na quinta, dia 4. Conforme anúncio do governo brasileiro, o país vai mandar 1,1 mil militares ao Haiti e aceitou liderar as forças internacionais de paz que vão atuar daqui a três meses, na segunda fase da ajuda multinacional.

As informações são do jornal Zero Hora.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.