clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Revista diz que EUA fechou acordo para caçar bin Laden no Paquistão

Americanos vão apoiar paquistaneses em caso sobre cientista

Os Estados Unidos fecharam um acordo com o Paquistão que permite às tropas norte-americanas caçar o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, em uma região do país onde ele pode estar operando, informou a revista New Yorker neste domingo, dia  29.

Milhares de soldados americanos serão enviados a uma região tribal no noroeste do Paquistão. Em troca, Washington apoiará o indulto do presidente Pervez Musharraf a um cientista paquistanês que neste mês admitiu ter vazado segredos de armas nucleares ao Irã, à Líbia e à Coréia do Norte, escreveu o repórter investigativo Seymour Hersh na publicação que estará nas bancas na segunda.

A descoberta das atividades do cientista paquistanês Abdul Qadeer Khan faria dele "o pior proliferador de armas nucleares do mundo", teria dito uma autoridade de inteligência.

– Nós colocaremos nossas tropas dentro do Paquistão em troca de não obrigarmos Musharraf a lidar com Khan – disse uma importante ex-autoridade de inteligência americana.

Musharraf também ofereceu outra ajuda na caçada a bin Laden, acusado de planejar os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os EUA, segundo o artigo.

– Musharraf nos disse: "Nós temos rapazes dentro. As pessoas que entregam frutas e vegetais frescos e pastoreiam as cabras para bin Laden e seus seguidores da Al-Qaeda" – acrescentou a autoridade de inteligência.

A ofensiva de primavera poderia retardar o ritmo das operações dos EUA no Iraque, disse a revista. O artigo acrescentou que algumas das unidades mais treinadas das Forças Especiais dos EUA seriam enviadas do Iraque para o Paquistão. O pessoal das Forças Especiais já foi informado sobre sua nova missão e em alguns casos recebeu "alertas de comando" - a etapa antes de um soldado ser enviado para o combate, segundo um conselheiro militar.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.