clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Divisão entre iraquianos preocupa ONU

Equipe eleitoral da entidade prepara mudança de poder prevista para 30 de junho

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, manifestou nesta segunda, dia 9, preocupação com as divisões entre iraquianos relacionadas ao sistema para transferência de poder dos Estados Unidos neste ano. Mas ele disse que a equipe eleitoral da ONU, que chegou a Bagdá no sábado para estudar a possibilidade da realização de eleições antes da mudança do poder, em 30 de junho, foi bem recebida e está consultando diferentes setores da sociedade.

Annan afirmou ao Conselho de Segurança da ONU que espera que o grupo, liderado pelo assessor Lakhdar Brahimi, termine seu trabalho em cerca de uma semana e que faça recomendações antes do final de fevereiro.

– Estou preocupado que ainda não há consenso sobre a melhor maneira de conduzir a transição. Muitos iraquianos vêm pedindo eleições antes de 30 de junho. Outros discordam e preferem outras opções para escolher os membros das instituições iraquianas de transição – disse Annan em uma reunião de portas fechadas do Conselho de Segurança.

A imprensa teve acesso ao texto escrito do secretário. Ele deixou claro que não há apenas um "caminho certo", mas que os próprios iraquianos deveriam concordar sobre um plano. Annan disse que a equipe da ONU deverá se reunir com o aiatolá Ali al-Sistani, influente e reclusivo líder dos xiitas do Iraque, que formam 60% da população, e que convocou manifestações de massa a favor de eleições imediatas.

O atual plano dos EUA é escolher legisladores indiretamente em assembléias regionais. Al Sistani é contra este sistema.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.