clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Oleoduto no norte do Iraque deve ficar fechado durante meses

O oleoduto que liga o norte do Iraque à Turquia, essencial para aumentar a renda de Bagdá e ajudar na reconstrução do país, deve ficar meses sem funcionar até que seja totalmente reparado e esteja mais seguro, disse o Exército norte-americano nesta segunda, dia 26.

– Levará meses até que o oleoduto possa começar a funcionar porque diversos fatores têm que ser coordenados como consertos e segurança. Não dá para ter uma segurança parcial no oleoduto nem consertos parciais – disse Richard Dowling, porta-voz do grupo de restauração da infra-estrutura de petróleo do Iraque.

As autoridades iraquianas esperavam que a segurança ao longo do oleoduto melhorasse e que a produção dos campos de Kirkuk pudesse começar a ser escoada pelo oleoduto já no primeiro semestre deste ano. Mas as sabotagens não diminuíram. O oleoduto abriu por alguns dias no ano passado, mas foi fechado depois de um novo ataque.

Nos últimos quatro meses, houve 40 ataques no oleoduto. Desde que o fim dos combates no Iraque terminaram em abril, o país ficou restrito às exportações de petróleo dos campos do sul, já que os do norte foram alvos de repetidos ataques com bombas. O oleoduto de Kirkuk tem a capacidade de produzir 800 mil barris de petróleo.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.