clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Eleições municipais testam força de partido de Sharon em Israel

Metade dos eleitores são esperados para votação desta terça

Os israelenses votavam nesta terça, dia 28, em eleições municipais que deverão prejudicar o partido de direita Likud, do primeiro-ministro Ariel Sharon, em meio ao levante palestino e a problemas econômicos que comprometem o apoio de suas bases. Os centros de votação foram abertos às 7h (3h, horário de Brasília). São 1,6 mil candidatos a prefeito, muitos dos quais vindos de partidos independentes formados recentemente.

A participação dos israelenses nas eleições municipais costuma ficar em torno de 50%, mas o evento é considerado importante termômetro do ânimo do país de 6,6 milhões de habitantes. A votação refletirá se o Likud, que venceu dois mandatos consecutivos, principalmente graças à força do ex-general Sharon, consegue manter seu apelo no plano municipal, onde a insegurança pessoal é mais sentida.

– Uma série de decisões falhas, soluções ineficazes para conflitos, a ausência de candidatos atrativos e uma falta generalizada de liderança colocaram o partido em uma posição inferior – escreveu o analista político Yossi Verter no jornal liberal Haaretz.

Sharon ainda não cumpriu sua promessa eleitoral de acabar com os atentados suicidas palestinos que integram o levante iniciado na Cisjordânia e na Faixa de Gaza em setembro de 2000. As ações militares israelenses, ao contrário, aprofundaram a hostilidade palestina. A crise econômica obrigou o ministro das Finanças, Benjamin Netanyahu, também do Likud, a cortar os gastos públicos no esboço do orçamento de 2004. Sindicatos prometeram realizar uma greve geral na próxima semana.

As informações são da agência Reuters.


Notícias Relacionadas

27/10/2003 11h05min
Sharon diz em público que não há planos de matar Arafat
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.