clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 17/10/2003 11h19min

Avião brasileiro vindo da Bolívia chega a Campo Grande

O avião enviado pelo governo federal à Bolívia para buscar os brasileiros que estavam no país vizinho pousou em Campo Grande às 11h20min desta sexta, dia 17. O Hércules escalado para a operação saiu do território brasileiro às 4h10min e aterrissou no aeroporto boliviano às 7h30min, horário de Brasília. A operação de resgate ocorreu dentro da normalidade.

Até o início da noite de quinta havia a confirmação de que 53 pessoas aguardavam para ser retiradas da Bolívia. Mas, a pedido da própria embaixada do Brasil naquele país, acabaram embarcando 108 pessoas, entre elas 10 estrangeiros. As acomodações da aeronave para passageiros comportam 88 pessoas – o restante precisou viajar sentado no chão.

Os 108 passageiros chegaram ao aeroporto de El Alto, a 13 quilômetros de La Paz, em ônibus da Marinha boliviana escoltados por fuzileiros navais. Assessores da embaixada afirmaram que não havia manifestantes no percurso.

A embaixada permitiu o embarque dos outros 55 passageiros por considerar que eles estavam em situação emergencial no país. Além disso, muitos brasileiros souberam da operação pela TV e pediram para retornar ao Brasil. A operação de resgate foi autorizada na última quarta, dia 15, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a crise na Bolívia ter se deteriorado.

Os brasileiros residentes no Rio de Janeiro poderão seguir viagem no Hércules C-130, já que a aeronave é baseada no Estado do Rio. Os outros deverão tomar vôos comerciais para voltar para suas cidades.

Mais de 80 pessoas já morreram e 200 ficaram feridas durante os confrontos com a polícia e militares. Os manifestantes pedem a renúncia do presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, que prometeu não deixar o cargo.

Com informações da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.