clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Protestos contra governo deixam dois mortos na Bolívia

Este foi o pior incidente desde que sete bolivianos foram mortes no mês passado

Dois bolivianos foram mortos e pelo menos 10 ficaram feridos em combates de rua com a polícia próximo de La Paz, na onda de manifestações contra o impopular presidente Gonzalo Sanchez de Lozada.

Médicos e policiais disseram que um minerador foi morto quando trabalhadores de Ventilla, uma cidade próxima da capital, protestavam contra as políticas econômicas de livre mercado de Lozada.

O estudante universitário Ramiro Vargas, de 22 anos, foi morto a tiros em combates com a polícia em El Alto, nas proximidades de La Paz.

– O jovem morto apresenta uma ferida de bala na cabeça – disse por telefone à Reuters um médico do Hospital Corazón de Jesús de El Alto, cidade onde a maioria da população é indígena, migrada das zonas rurais.

Não se sabe quem foram os responsáveis pelas mortes, mas foi o pior incidente desde que sete bolivianos foram mortos em combates entre tropas e camponeses, no mês passado.

Os manifestantes atacaram jornalistas na área, colocando uma banana de dinamite na boca de um motorista de uma equipe de televisão local e ameaçaram acendê-la. Milhares de pessoas, incluindo plantadores de coca, furiosos com uma ação apoiada pelos Estados Unidos, para erradicar as plantações ilegais de coca, ingrediente básico da cocaína, marcharam em toda a Bolívia em protesto no mês passado.

Um projeto impopular para exportar gás natural dos Estados Unidos passando pelo Chile – que não tem uma boa relação diplomática com a Bolívia devido a uma disputa de fronteira – tornou-se um estopim para protestos maiores.


Notícias Relacionadas

01/10/2003 08h40min
Presidente da Bolívia diz que não renuncia
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.