clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 02/09/2003 19h10min

Sem-terra é morto em confronto com seguranças de fazenda no PR

Um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) morreu nesta terça, dia 2, em um confronto com seguranças de uma fazenda em Foz do Jordão, na região centro-sul do Paraná, informou a Secretaria de Segurança Pública.

Além da morte do integrante Paulo Brasil, outros dois sem-terra e um segurança feridos a bala durante o conflito foram internados em hospitais locais. O tiroteio ocorreu pela manhã, quando um grupo de cerca de 200 sem-terra invadiu a Fazenda Trombini, aproximadamente 340 quilômetros a oeste de Curitiba.

Segundo a secretaria, 50 famílias de sem-terra estavam acampadas perto da propriedade havia seis meses. Durante esse período, a empresa Trombini, proprietária da fazenda, teria contratado a empresa de segurança Galina GWS.

Dirigentes do MST disseram que obtiveram autorização do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para ocupar 21 alqueires da propriedade a fim de fazer um "roçado", com o objetivo de produzir alimentos para os acampados. A coordenação do Incra do Paraná não confirmou a informação.

O tiroteio começou quando um grupo do MST entrou na área. O conflito só parou quando houve a interferência da Polícia Militar de Guarapuava, que permaneceu no local até a tarde para evitar novos confrontos.

A polícia prendeu sete seguranças e um sem-terra e apreendeu sete revólveres calibre 38.

O secretário de Segurança do Paraná, Luiz Fernando Delazari, afirmou que acionou o Ministério Público e os presos serão acusados por homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de armas. Com informações da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.