clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/07/2003 11h34min

Ruralistas e sem-terra estão reunidos com prefeitos de centro do Estado

Ocorre desde o início da manhã deste domingo, dia 20, em São Sepé, a reunião entre representantes de ruralistas e sem-terra com prefeitos da região central do Estado. O encontro tem como objetivo dar fim ao impasse provocado pela obstrução da ponte entre Santa Maria e São Sepé. O tráfego pela BR-392, onde um grupo de produtores rurais impediu a passagem da marcha rumo a São Gabriel do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é lento e ocorre em meia pista.

Após extensas tentativas frustradas de negociação durante esse sábado, no encontro deste domingo deve ser discutida a possibilidade de os sem-terra seguirem até Vila Block, que fica a 12 quilômetros da Ponte do Verde. A Brigada Militar já concordou em acompanhar a marcha até a localidade, onde os agricultores poderiam montar um novo acampamento, mas os ruralistas querem que o MST interrompa a marcha imediatamente.

A caminhada foi retomada na última sexta e, nesse sábado, os sem-terra pretendiam deixar o município de São Sepé e prosseguir mais 18 quilômetros em direção a São Gabriel, onde fica a área do agropecuarista Alfredo Southall – cuja desapropriação, determinada pelo governo federal, foi suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo de aproximadamente 800 colonos, que pressiona pelo assentamento no local, e os ruralistas que são contrários à desapropriação viveram momentos de tensão nesse sábado, principalmente quando, ao meio-dia, uma liderança do MST avisou que iria reiniciar a marcha às 13h. Então, os ruralistas ocuparam a ponte, exibindo cachorros, lanças e cacetetes. Os sem-terra se reuniram e decidiram esperar pela presença do secretário Estadual da Reforma Agrária, Vulmar Leite, para resolver o impasse. O secretário iniciou as negociações, mas logo em seguida o clima ficou tenso. Os sem-terra ameaçaram avançar. O pelotão de choque ocupou a ponte e o trânsito chegou a ficar completamente interrompido na BR-392.

O governador Germano Rigotto declarou que acredita que o diálogo é o melhor caminho para resolver o impasse em São Sepé e advertiu que qualquer infração à lei será apurada, e os culpados serão responsabilizados.

Com informações da Rádio Gaúcha.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.