| 07/03/2003 20h21min
Tinga e Rodrigo Fabri foram absolvidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) nesta sexta, e Claudiomiro, apesar de condenado, terá apenas de pagar multa. Nem por isso a presença dos três titulares está assegurada para o Gre-Nal de domingo. O jurídico do tricolor está analisando a possibilidade de o clube ser punido caso os jogadores deixem de cumprir a suspensão automática no clássico.
A polêmica sobre o caso foi reacesa na sexta-feira, por conta de caso semelhante no Rio de Janeiro. A direção do Vasco decidiu retirar Marcelinho Carioca da partida contra o Americano, sábado, apesar de o meia ter sido absolvido após expulsão na última rodada do Carioca. Os cartolas do São Januário se basearam na resolução da Fifa datada de outubro de 2002. Segundo a entidade, todos os atletas que receberem cartão vermelho estão impedidos de atuar no jogo seguinte de uma mesma competição, independente de julgamento.
O Flamengo, que pega o Fluminense no sábado, ainda não decidiu se irá utilizar o zagueiro Fernando e o volante Jorginho, tambem liberados pelo Tribunal da Federação de Futebol do Rio. Ambos vêm de expulsão.
O recuo dos dirigentes vascaínos na decisão de aproveitar os jogadores absolvidos foi motivado pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Luiz Zveiter. Zveiter recomendou o cumprimento da automática, contrariando as próprias declarações ao longo da semana. O magistrado havia garantido que a pena não seria obrigatória na hipótese de liberação pelos tribunais. Aparentemente, reviu seus conceitos e decidiu apoiar a imposição da Fifa, entidade máxima do futebol.
Os vice jurídico do Grêmio, César Dias Neto, está cauteloso e, oficialmente, passou a decisão sobre o caso para o presidente Flávio Obino. O dirigente irá se pronunciar ao longo do fim se semana, talvez somente a poucos minutos do início do Gre-Nal. A atitude de Eurico Miranda no Vasco pode ser determinante para que Tinga, Claudiomiro e Fabri sejam excluídos do clássico por cautela. Enquanto isso, o técnico Tite vai testando suas alternativas.
A possibilidade de o Grêmio colocar os três em campo causou revolta no Beira-Rio, e dirigentes do Inter ameaçam denunciar o rival à Fifa se os jogadores participarem do clássico, válido pelo Campeonato Gaúcho.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.