| 24/11/2008 19h47min
A Fifa confirmou nesta segunda-feira a suspensão do Peru de todas as competições internacionais. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), no entanto, confia que a medida será revogada.
– Confiamos que vai se encontrar uma saída e não queremos falar em um plano B, porque isso seria despertar expectativas que não correspondem à realidade – declarou o secretário-executivo da Conmebol, Francisco Figueiredo Brites.
Em reunião na sede da Conmebol, em Assunção, o atual presidente da FPF, Manuel Burga, manteve a posição de não abrir mão das determinações do governo peruano. Ao mesmo tempo, porém, sinalizou que está aberto ao diálogo para resolver a situação.
– Vamos sentar e ver de que maneira podemos resolver essa situação. Não creio que, entre peruanos, não seja possível nos sentarmos ao redor de uma mesa para resolver assuntos esportivos – declarou o dirigente.
A Fifa deve se pronunciar oficialmente sobre o assunto no dia 19 de dezembro, durante reunião no Comitê Executivo da entidade, no Japão. Tudo indica que a punição será retirada e o Peru poderá continuar com seus times na Libertadores de 2009 e a seleção do país poderá seguir na disputa das Eliminatórias para a Copa 2010.
Caso não se chegue a um consenso, a Conmebol já tem uma idéia de como preencher as três vagas peruanas na Libertadores 2009. Seria realizado um sorteio entre os nove países que integram a entidade, com cada país ficando com uma vaga. Com o Brasil sorteado, o indicado seria o quinto colocado do Campeonato Brasileiro.
O Instituto Peruano do Esporte não reconhece a autoridade de Burga na FPF, a quem o órgão do governo peruano suspendeu por cinco anos em 2006.
* Atualizada às 21h22min.
RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.