| 01/11/2008 18h24min
Dificilmente algum dos pretendentes ao título do Brasileirão de 2008 vai conquistar os 18 pontos que ainda terá que disputar. Quem fizer 13 ou 14 terá boas chances de ficar campeão. Porém, quem perder um jogo neste momento em que os competidores da parte de cima estão tão próximos um do outro tende a sofrer um abalo psicológico muito forte. Por isso a rodada de hoje é tão importante: ela representa quase uma nova largada na reta final da competição.
É com esta perspectiva que o Grêmio entrará em campo às 19h10min deste domingo, no Olímpico, para enfrentar o descansado Figueirense. O time treinado por Mário Sérgio não sofreu o desgaste da atuação no meio da semana, pois seu jogo contra o Fluminense foi interrompido aos 15 minutos por falta de luz no Estádio Orlando Scarpelli. O Fluminense ainda teve que encarar a viagem, mas o Figueirense ficou descansadinho à espera deste confronto com o Grêmio.
Outro fator importante do jogo é a pressão sobre o líder. Ao
perder para o Cruzeiro no Mineirão,
o Grêmio ficou ao alcance de quatro inimigos e sua liderança tornou-se extremamente frágil. Mais do que isso: a derrota abalou a confiança da torcida, principalmente por causa da má qualidade do futebol apresentado. Assim, o Grêmio carrega hoje o peso da liderança por um fio e da necessidade de reabilitação aos olhos do torcedor. Não é pouco num momento tão decisivo para a competição.
São Paulo
Cada vez mais candidato ao título, o São Paulo enfrenta hoje certamente o adversário mais qualificado entre os seis que ainda precisa superar, mas o Inter está desfalcado e pouco interessado no Brasileirão. A vantagem do time treinado por Muricy Ramalho é enorme diante de seus concorrentes, pois a tabela lhe reservou confrontos bem mais suaves. Em tese, obviamente, porque na prática nunca se sabe. Tanto o time misto do Inter pode surpreender hoje como algum dos adversários menos credenciados pode sair vitorioso do Morumbi. O jogo começa às
19h10min.
Palmeiras
Entra em campo às 17h para provavelmente lutar pelos três pontos mais difíceis entre todos os que lhe faltam disputar. Será na Vila Belmiro contra o Santos, rival antigo, que se preparou cuidadosamente para este compromisso. O Palmeiras terá ainda outros jogos de grande dificuldade (Grêmio, Flamengo, Vitória e Botafogo). Para continuar ambicionando o título, terá que iniciar hoje uma jornada de superação.
Cruzeiro
No mesmo horário, o Cruzeiro vai para um jogo de vida ou morte contra o Goiás, no Serra Dourada. Depois de aplicar três no Grêmio, o time de Adílson Baptista se credenciou a disputar a liderança. Embora ainda tenha pela frente o Flamengo e o próprio Internacional, que talvez esteja ainda mais desinteressado no Brasileirão, é o jogo de hoje que mais deve preocupar os mineiros.
G-5
É tal a tensão em torno das equipes que efetivamente disputam o título e tantos cuidados terão seus
adversários que poderemos ter uma rodada de muitos empates nas
primeiras posições. Quem joga em casa, porém, não pode correr este risco. E quem quebrar a rotina do fator local assume uma grande vantagem.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.