| 31/10/2008 17h52min
A matemática não dá boas perspectivas para Grêmio e Inter no Brasileirão. Segundo o site InfoBola, a última rodada prejudicou os planos da dupla Gre-Nal.
Na tabela, o Grêmio lidera o campeonato - empatado em pontos com o São Paulo, mas uma posição à frente devido ao maior número de vitórias. Entretanto, os cálculos estatísticos apontam 29% de chances para o São Paulo ser campeão.
O Grêmio vem logo atrás, com 25%, seguido de Cruzeiro (20%), Palmeiras (17%) e Flamengo (9%).
– O Grêmio é líder mas tem menos chances porque neste cálculo também se analisa o retrospecto das equipes. Nos últimos 12 jogos, o São Paulo tirou 11 pontos de diferença do Grêmio. É uma demonstração de força. Os dois estão quase em empate técnico, não é uma diferença importante de percentual, mas é um alerta. Por isso eu digo que o Grêmio é um líder cada vez menos líder – explica o matemático Tristão Garcia, responsável pelo site InfoBola.
Para garantir vaga à Libertadores, os percentuais são maiores. O São Paulo aparece com 89%. O Grêmio tem 87%, o Cruzeiro 82%, o Palmeiras 78%, e o Flamengo 60%. Outras três equipes têm chances muito remotas, entre elas o colorado.
Segundo a estatística do site InfoBola, o Inter tem apenas 1% de chance de chegar à Libertadores. Seria necessário ao colorado vencer todos os jogos restantes, e torcer contra os cinco primeiros colocados.
– Projetam-se 68 pontos para garantia de vaga na Libertadores. Se vencer todas, o Inter vai a 66. Por isso, precisaria garantir algo que ainda não fez - ganhar todas - e ainda torcer contra os concorrentes – justifica Tristão Garcia.
Para o rebaixamento, quem tem as maiores chances de cair é o Ipatinga, com 97%, seguido de Vasco (76%), Atlético-PR (64%), Náutico (54%), Figueirense (37%), Fluminense (33%) e Portuguesa (31%).
Matéria corrigida às 14h18min
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.