| 18/10/2008 20h17min
Foram mais de 80 minutos de jogo agüentando a vantagem de 1 a 0. O Figueirense abriu o placar aos 10 minutos de partida e cedeu empate ao Ipatinga nos acréscimos, aos 48 do segundo tempo, em um duelo válido pela 30ª rodada do Brasileirão, na noite deste sábado, em Florianópolis.
Os dois pontos desperdiçados em um gramado encharcado no Orlando Scarpelli deixaram a torcida frustrada, já que o time poderia subir mais uma posição rumo à Sul-Americana, abrindo vantagem na fuga da zona de rebaixamento.
O gol alvinegro foi anotado por Tadeu, enquanto o boliviano Pablo Escobar, que entrou no segundo tempo, empatou para os visitantes.
A tabela
Se vencesse, subiria para 13º lugar. Como cedeu o empate, o Figueirense ficou na mesma 14ª colocação do início da rodada, somando 34 pontos, apenas quatro à frente do time mineiro. Já para o Ipatinga, o empate foi um ótimo negócio. O time deixou a lanterna, ultrapassou o Vasco e somou 30 pontos.
A posição, no entanto, é provisória. A rodada tem continuidade neste domingo e o Vasco pode afundar o time mineiro se vencer o clássico contra o Flamengo. Já o Figueirense, com quatro pontos de vantagem sobre o Náutico, está assegurado na 14ª posição.
Lances e substituições
O gramado encharcado dificultou a armação de jogadas e os toques de bola, mas foi fundamental na estratégia das equipes. Mário Sérgio surpreendeu na escalação. Sem contar com Cleiton Xavier e Alex, e considerando as condições do campo, o técnico alvinegro optou por começar a partida de forma ofensiva, com Ramon, Lima, Tadeu e Bruno Santos. Asprilla, Perone e Gomes garantiam a retaguarda, enquanto Magal armava no meio e contava com o arranque e a marcação de Diogo e Marquinho pelas laterais.
Apesar das consideráveis modificações, o time se mostrou eficiente. Lima não fez uma boa apresentação no primeiro tempo, principalmente no que se esperava, que era na bola aérea, mas não chegou a comprometer o ataque alvinegro.
Tanto que Tadeu, logo aos 10 minutos do primeiro tempo, abriu o placar. A jogada começou na esquerda com Marquinho, que conduziu a bola até a linha de fundo e cruzou na segunda trave. Ramon recebeu sem ângulo e cabeceou ajeitando para Lima, que de frente chutou e furou. A bola acabou sobrando com Tadeu, na diagonal esquerda da pequena área, que não perdoou e balançou a rede do Ipatinga.
A ofensividade do Figueirense marcou todo o primeiro tempo. No entanto, no intervalo, duas substituições mudariam completamente a cara do time. Mário Sérgio quis segurar o placar de 1 a 0 e chamou Jackson e Bruno Aguiar para substituírem Ramon e Lima.
A inversão de sistema também mudou completamente o jogo. O Ipatinga foi para cima, pressionando em busca do empate. Márcio Bittencourt também mexeu. Tirou o lateral Márcio Gabriel e chamou o meia Pablo Escobar, que retornou ao time mineiro após um período defendendo a seleção boliviana. Desta forma, só o Ipatinga pressionou nos minutos iniciais do segundo tempo.
Foi a partir da segunda metade da etapa final do jogo, que o alvinegro começou a criar mais e chegar ao ataque. Mário Sérgio sacou Bruno Santos para a entrada de Rodrigo Fabri, que ajudou na condução da bola no meio. No entanto, o segundo gol não chegava e o Ipatinga, já acostumado à condição do gramado, ia segurando a bola em sua área ofensiva.
Depois de muito pressionar a defesa alvinegra, aos 48 do segundo tempo, Pablo Escobar empatou para o time mineiro. Ele recebeu a bola no centro da área, girou e chutou de perna esquerda. A bola desviou em Wilson e morreu devagar no gol do Figueirense.
Próxima rodada
Pela próxima rodada, o Figueirense enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, dia 25 de outubro, no próximo sábado, às 18h20min. Já o Ipatinga recebe o Botafogo, no mesmo dia, às 16h.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.