| 15/10/2008 11h40min
Nesta quarta-feira, o Grêmio não entrará em campo, mas terá um grande adversário pela frente: a prova de vídeo. Denunciados no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), os jogadores Léo, Réver e Morales serão julgados pela Terceira Comissão Disciplinar, em sessão a partir das 16h. Eles podem desfalcar o time no próximo jogo da equipe, contra a Portuguesa, às 18h10min de domingo, no Canindé. Dos três atletas, apenas Léo foi expulso na partida contra o Botafogo, já os outros terão que se justificar por terem sido flagrados pelas imagens requisitadas pela Procuradoria. Mesmo inconformada com as denúncias, um dos argumentos da defesa gremista será o próprio vídeo.
– Vamos produzir a prova para debater as considerações da Procuradoria e a sua iniciativa de ficar tentando reapitar partidas – afirmou o advogado do Grêmio, José Mauro Filho ao site Justicadesportiva.
Para ele, há a insistência dos procuradores em ser árbitro dos jogos e, com isso, espera sensibilizar os Auditores que julgarão o caso.
Diferente de Morales e Réver, o problema de Léo foi o lance em que ele e o botafoguense Jorge Henrique foram expulsos. Segundo a denúncia, o árbitro relata que o zagueiro foi expulso por chutar a perna do atacante, o que, de fato, não teria ocorrido em que pese a prova de vídeo. Além disso, frisou também Mauro Filho, apesar do árbitro dizer que a bola estava em disputa, as imagens mostram que a mesma não aparecia presente na jogada.
– Léo foi expulso, mas a colocação do juiz na súmula é uma e o pedido da Procuradoria é outro. Eles querem agravar a infração. Temos o entendimento de que a descrição da súmula não pode ser corrigida – salientou o advogado.
O zagueiro foi denunciado no artigo 253 (Cometer agressão física) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Ele corre o risco de pegar suspensão de 120 a 540 dias, o que pode tirá-lo do Campeonato Brasileiro desse ano. Essa é a segunda vez que o atleta do time gaúcho é julgado por agressão pelo STJD. Em sessão do dia 29 de agosto deste ano, Léo foi absolvido pela Quarta Comissão Disciplinar por ter sido expulso na primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro, em partida contra o São Paulo.
Em situação menos grave, um dos principais jogadores do Grêmio na temporada, o também zagueiro, Réver, corre o risco de ficar de uma a três partidas suspenso. Ele será julgado por ter, de acordo com a denúncia, empurrado Carlos Alberto do Botafogo, que também revidou a atitude do jogador. Ele ainda colocou o dedo em riste no rosto do meia e proferiu algumas palavras que não foram captadas pelo áudio do vídeo. Ambos vão a julgamento, sendo que Réver terá que responder ao artigo 255 (Praticar ato de hostilidade contra o adversário) do CBJD.
Já o uruguaio Richard Morales fará sua estréia no STJD. Segundo a Procuradoria, ele foi denunciado por ter acertado, de forma violenta, a sola do pé direito do seu adversário, atingindo também o órgão genital do jogador alvinegro, durante a disputa de bola. O lance aconteceu ao término do primeiro tempo. Em função da jogada, o árbitro apresentou cartão amarelo ao atacante Tricolor.
O atacante terá que responder ao artigo 254 (Praticar Jogada violenta) do CBJD, cuja pena prevista é de duas a seis partidas de suspensão. Caso receba a pena mínima, ele fica fora dos jogos contra a Portuguesa, domingo, e Sport, no dia 23.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.