| 20/02/2003 20h13min
O goleiro Clemer, do Inter, e o árbitro Leandro Vuaden foram absolvidos nesta quinta pela 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) por quatro votos a zero. O jogador colorado respondia por agressão contra Vuaden no jogo contra o Juventude, disputado dia 3 de fevereiro, no Beira-Rio, pelo Gauchão. O juiz foi denunciado por omissão no preencimento da súmula, ao não informar o suposto incidente. Clemer teria empurrado Vuaden ao interceder em uma briga entre Luiz Alberto e Fernando, do Ju. Segundo os auditores, não foi caracterizada intenção de agredir. Clemer recebeu cartão amarelo por discutir com Fernando em campo.
Os dirigentes do Inter presentes à sede do TJD saudaram a decisão. Segundo eles, Clemer só foi julgado porque Danrlei, do Grêmio, também recebeu denúncia do procurador Fábio Barrichello, da FGF, por dar uma cabeçada no auxiliar Márcio Tofanello no último clássico, no dia 9. O vice-presidente Arthur Dallegrave avaliou que os casos foram distintos e ironizou o goleiro do Grêmio, que irá a julgamento às 17h desta sexta:
– Agora, o Danrlei terá de responder pelo que fez – disse.
Antes do julgamento, o vice jurídico colorado, Luiz Antônio Lopes e o advogado Eduardo Baethgen fizeram uma exposição preliminar. Citando três pontos, ele questionou o mérito da denúncia contra Clemer. Ele alegou que o tempo necessário para fazê-la já havia expirado e disse que o jogador já tinha recebido punição durante a partida. Baethgen também insistiu que a decisão do árbitro não poderia ser revertida com base em uma fita de vídeo. Os argumentos não foram aceitos pelos auditores, que decidiram julgar o goleiro para depois absolvê-lo.
– Foi aberto um precedente. Assim, cada decisão do juiz pode ser anulada mais tarde com a apresentação de um teipe. Como isso vai parar assim? O Vuaden estava em cima do lance e fez sua análise subjetiva, apresentando o cartão amarelo. O uso da fita de vídeo como prova deve ser aplicado nos casos nos quais o árbitro não percebeu a irregularidade – avaliou Baethgen.
Clemer foi o que mais vibrou ao saber da notícia. Denunciado no artigo 228 do Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (CBDF), por agressão, ele poderia pegar entre 60 e 360 dias de suspensão no Campeonato Gaúcho.
– A justiça foi feita. Não aconteceu nada. Só passei por isso por causa da rivalidade local, o Danrlei se complicou e aí foram buscar algo contra o Inter no passado. Só que não dá para comparar as situações – declarou o goleiro. Ele ainda devolveu uma declaração de Danrlei, segundo a qual "Clemer não dá manchete". – Isso de ficar discutindo bobagens por rádio e por tevê é coisa de maricas – alfinetou.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.